Mobilização em defesa do Viomundo reúne mídia alternativa em SP


viomundo2

Um movimento surgido neste sábado (30) nas redes sociais está convocando uma reunião em defesa do Blog Viomundo e do jornalista Luiz Carlos Azenha para as 17 horas desta terça-feira (2) na sede do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé – rua Rego Freitas, 454, 1º andar, República, Centro de São Paulo.

Na sexta-feira (29) à noite, após tomar conhecimento de que perdera uma ação judicial movida por Ali Kamel, diretor da Central Globo de Jornalismo, Azenha anunciou o fim do blog.

Ele argumenta que não tem como pagar os R$ 30 mil impostos pela sentença, mais os gastos que terá com advogados para recorrer em outras instâncias, e, ao mesmo tempo, manter o blog. E desabafa:

“Durante a ditadura militar, implantada com o apoio das Organizações Globo, da Folha e do Estadão – entre outros que teriam se beneficiado do regime de força – houve uma forte tentativa de sufocar os meios alternativos de informação, dentre os quais destaco os jornais Movimento e Pasquim. Hoje, através da judicialização de debate político, de um confronto que leva para a Justiça uma disputa entre desiguais, estamos fadados ao sufoco lento e gradual.”

O Portal Vermelho e o Blog do Renato manifestam plena solidariedade ao companheiro Azenha e se associam a todas as iniciativas para que o Viomundo – veículo de informação e análise indispensável ao movimento político e social progressista – se mantenha no ar. “Ao mesmo tempo, deploramos que no Brasil os grande grupos privados que exercem o monopólio dos meios de comunicação sigam atuando impunemente quando tolhem o direito democrático de informação do povo brasileiro”, disse o dirigente do PCdoB e editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho.

Em mensagem enviada ao Viomundo, o coordenador nacional do MST, Joao Pedro Stedile, afirma que leu com muita preocupação a notícia do julgamento. Ele reforça que além de solidários, os militantes do MST também são gratos ao trabalho jornalístico, sério e informativo, desenvolvido por Azenha. “Não desanime diante da voracidade dessa classe dominante que não mede consequências para manter seu poder e privilégios. Estamos contigo! E por favor, não desista do seu blog”, diz.

com informações da Rede Brasil Atual

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.