PCdoB fortalece relações com Partido Comunista do Vietnã


vietna40492

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, recebeu na tarde da quinta-feira (4), o embaixador do Vietnã no Brasil, Duong Nguyen Tuong. O encontro ocorreu no Comitê Central do Partido, em São Paulo. O dirigente comunista afirmou que a Legenda tem uma longa relação de cooperação e amizade com o Partido Comunista do Vietnã (PCV).

À noite, o embaixador concedeu uma palestra onde expôs a transição do socialismo naquele país à luz do 11º Congresso do PCV, que ocorreu em 2011, onde foram definidas as diretrizes daquele país.

Ele lembrou que desde a independência do Vietnã, em 1945, a nação está construindo o socialismo e que para isso, foram necessárias reformas politicas de renovação para adequar o modelo à realidade vietnamita. “Garantimos bem-estar social e também aplicamos leis da economia do mercado para o Vietnã”, explicou.

Duong Nguyen Tuong, que foi soldado durante sete anos na guerra que derrubou o imperialismo estadunidense, explicou que o país tem um modelo de socialismo com características próprias e que o objetivo geral é construir bases sólidas e uma política adequada.

O embaixador agradeceu a iniciativa do PCdoB em realizar a palestra e destacou: “Tentamos construir uma sociedade com uma cultura avançada e identidade nacional”. E ressaltou que a unidade interna é fundamental para consolidar o partido.

Missão

Na próxima segunda-feira (8), uma delegação liderada por Renato Rabelo e composta pelo secretário de Relações Internacionais, Ricardo Alemão Abreu e pelo secretário de Planejamento do PCdoB, Ronald Freitas, participará de um encontro em Hanói, capital do Vietnã. Os comunistas brasileiros também participam de encontros em Ho Chi Minh.

Renato explicou que a cada três anos os partidos promovem encontros entre suas direções nacionais para discutir experiências e pontos de vistas. “Esses encontros buscam impulsionar a cooperação entre os dois povos e é uma maneira de estabelecermos uma agenda comum”.

Brasil-Vietnã

Para fortalecer os laços de solidariedade, cooperação e amizade entre o Brasil e o Vietnã foi criada em 201, a Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet), com sede em Brasília. Esta associação conta com a participação de setores políticos e sociais do Brasil. É presidida pelo senador do PCdoB do Ceará, Inácio Arruda.

Participaram do evento representantes do Partido Comunista Libanes, Coletivo de tradutores Vila Vudu, IECInt, Abraviet, PCB, USJ, Cebrapaz, Fundação Maurício Grabois, UBM, CTB, Revista Zunai dentre outras entidades.

Da Redação do Vermelho, Érika Ceconi e Mariana Viel

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.