Deputados do PCdoB declaram apoio às manifestações de rua


Os deputados do PCdoB ocuparam a tribuna da Câmara esta semana para declarar apoio às manifestações de rua ocorridas recentemente no país afora. A líder do Partido em exercício, deputada Alice Portugal (BA), disse que “o nosso partido está perfilado com a luta do povo em defesa dos seus direitos. Isso está na nossa matriz original deste partido com mais de 90 anos de existência, o mais antigo em exercício político no Brasil”.
E, a exemplo do que fez o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), no Senado, cobrou do Parlamento a votação de matérias que atendam as reivindicações do povo. “Temos que constituir uma pauta adequada para abraçar este momento de mobilização das ruas de onde nós saímos; abraçar a pauta dos 100% dos royalties; pedir ao Senado que vote os 10% do PIB para a educação; garantir a votação do projeto que desonera o setor de transportes no Brasil”.

A deputada Jandira Feghali (RJ-foto) reafirmou as palavras de Alice, destacando a importância de interpretar o recado do povo para fortalecer as conquistas sociais no Brasil. “Por isso, o PCdoB escuta com muita clareza e participa das lutas populares”, dizem as parlamentares. Ela disse ainda que as preocupações não devem se restringir a melhoria do transporte público, “que é muito ruim, muito desqualificado e caro”, avaliou.

Segundo ela, as manifestações devem levar a um debate e busca de solução para uma série de questões no Brasil que precisam ser revistos e melhorados. E destacou a democratização da comunicação, que permita que todas as opiniões possam circular livremente no país.

“Não é só isso (transporte público) que mobiliza os jovens, cidadãos e cidadãs nas ruas do País, há uma série de demandas que nós consideramos justas e democráticas, demandas que devem ser ouvidas por este Congresso Nacional, demandas que estão na nossa pauta”, anunciou Alice Portugal.

Verdadeira cidadania

Os parlamentares do PCdoB lembraram ainda que o direito à manifestação é assegurado pela Constituição e é essencial à verdadeira cidadania. “Violência contra manifestações não combina com democracia”, afirmou o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que, de Genebra, na Suíça, onde participa da 102ª Conferência Internacional do Trabalho, da OIT, comentou as recentes manifestações realizadas em diversas cidades brasileiras, que vêm levando às ruas centenas de milhares de pessoas.

“Lutamos durante muitos anos para que o povo brasileiro tivesse direito de se expressar, se manifestar, levantar sua voz para mudar a sociedade”, destaca Chico Lopes, citando a importância dos direitos de reunião, expressão e manifestação, essenciais à plena cidadania, conquistados após 21 anos de regime ditatorial no País.

“A juventude que ganha às ruas merece respeito, na luta que se renova, por um Brasil melhor”, acrescenta Chico Lopes, enfatizando que as diversas bandeiras levantadas pela juventude não devem ser motivo de repressão, e sim chamar a atenção e motivar reflexões por parte de toda a sociedade, quanto à democracia e à busca de melhores condições de vida e mais direitos sociais.

“É também um momento importante para discutir a realidade da comunicação no Brasil, a forma como as manifestações foram abordadas no início e como estão sendo mostradas agora, pelos meios de comunicação. Assim como o papel da Internet, das redes sociais, ajudando na mobilização de tantas pessoas que saem do computador e vão pra rua, se manifestar, defender suas bandeiras”.

Novo alento

Para o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que divulgou uma nota avaliando as manifestações, ele ganhou um novo alento com os últimos acontecimentos que se espalharam por todo o país. “Parabenizo às centenas de milhares de Brasileiros que tiveram a coragem de protestar nas ruas, e os milhões que através das redes sociais, se uniram dando voz às suas indignações e seus anseios”.

“Aos líderes e participantes mais ativos destes movimentos em todo o Brasil, e a todos aqueles que, como eu, simpatizam-se com esse novo despertar, lembro que tem em mim, um aliado, e uma voz em Brasília. Contem comigo para ombro a ombro, caminharmos firme pacificamente em direção a um Brasil com mais liberdade, mais justiça, mais fraterno e igual”, diz na nota do deputado.

Da Redação em Brasília

3 comentários Adicione o seu

  1. danitobr disse:

    Republicou isso em Danito BR – Cuba SI ! .

    Curtir

  2. Luz13 disse:

    Gostei da matéria! Aline- Da Cidade das Pirâmides, no Canadá em meio a uma passeata de estudantes que protestam contra o aumento das anuidades e pelo descaso do governo, mas sem vandalismo! Vejam! http://www.youtube.com/watch?v=62b3f66OP60&feature=youtu.be

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.