Além do recentemente conhecido programa Prism, que espiona de forma criminosa as comunicações eletrônicas e telefonemas em todo o mundo, violando a soberania dos países e os direitos civis de milhões de pessoas, no último domingo (7/7/ 2013) foram reveladas novas denúncias, pela imprensa brasileira, com base em documentos vazados pelo ex-agente da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) Edward Snowden, procurado no mundo inteiro pelos órgãos policiais e de repressão do imperialismo estadunidense.
Nas denúncias, há evidências de que equipes da Agência de Segurança Nacional (NSA) e da própria CIA teriam trabalhado em conjunto, pelo menos até 2002, em um projeto estruturado em Brasília a partir de uma das bases operacionais que os Estados Unidos montaram para coletar informações por satélites para monitorar milhões de e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros. O próprio embaixador estadunidense no Brasil, Thomas Shannon, reconheceu nesta segunda feira que os EUA monitoraram informações da internet e da telefonia.
Este trabalho de invasão e espionagem dentro do território do Brasil teria sido possível com a anuência e o conluio de empresas sediadas no país em uma inaceitável violação da legislação e da Constituição brasileiras. Tomando ciência da gravidade desses fatos a presidenta Dilma Rousseff, imediatamente, exigiu do governo Barack Obama explicações a respeito das questões denunciadas. O governo brasileiro também vai enviar à ONU uma proposta de regulamentação internacional desse tipo de quebra da soberania dos Estados membros na esfera das comunicações.
Não é a primeira vez que os Estados Unidos violam de forma imperial a soberania do Brasil. Recentemente documentos secretos que vieram à luz nos EUA revelaram as medidas e providências dos serviços secretos estadunidenses em sustentação ao golpe militar perpetrado em 1964 contra a democracia e a liberdade do povo brasileiro.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) apóia decididamente as medidas tomadas pelo governo brasileiro de exigir esclarecimentos com urgência, tanto sobre a interferência da NSA e da CIA nos assuntos internos brasileiros, como também o esclarecimento cabal sobre o comportamento de empresas com sede no Brasil que teriam dado apoio logístico à invasão de nosso espaço geográfico.
O PCdoB alerta que este tipo de espionagem cibernética, agora revelada, é parte das agressões anti-democráticas e militaristas dos EUA, cujo regime se auto-intitula um modelo de “democracia ocidental”, mas seguidamente desconhece e viola os direitos de seus cidadãos, o direito internacional e a soberania dos povos e nações.
Renato Rabelo – Presidente Nacional do PCdoB
Ricardo Alemão Abreu – Secretário de Relações Internacionais do PCdoB

Reblogged this on Irredutíveis Gauleses.
CurtirCurtir
Prezado Renato Rabelo.
Acho muito apropriada sua intervenção.
Acharia perfeita se também fossem elencadas as demais ameaças à soberania Nacional Brasileira via espionagem pelas repúblicas da Comunidade de Estados Independentes, República Popular da China, Cuba, entre outros, muitos outros. Em especial, há a noticia que o PT está treinando militantes para agir em nome de seus interesses politico partidários nessa nova “fronteira”.
A verdade é que na ordem mundial todos os países, e muitas empresas multinacionais, são competidores e lançam mão de tais instrumentos antiéticos e ilegais de acordo com seus interesses e conveniências. Inclusive o nosso. E todos os meios diplomáticos, ou relações públicas no caso empresarial, negam ou diminuem a importância de tais atos.
O caso americano é mais incisivo. Simplesmente o USA tem muito poder e recursos… Melhor ser aliado e negociar do que tornar-se inimigo deles e enfrentá-los, como a história ensinou a todas as nações que se levantaram contra eles. Quando não ganham a guerra convencional, ganham economicamente, politicamente, trapaceiam…
Então, melhor aprender com eles do que hostilizá-los.
A própria União Europeia também pensa assim. Arrufos de ar sem consistência feitos unicamente com intenções de propaganda.
Sinceramente? É possível científica e tecnologicamente criar sistemas de informação invulneráveis a espionagem. Infelizmente isso não será feito por pura incompetência administrativa. Como até a Sony do Japão já provou quando sua rede foi invadida em 2011 explorando-se falhas causadas por má gestão dos diretores administrativos e não por causas técnicas.
Logo, o melhor é estudar o problema sob a ótica técnico científica e melhorar a gestão dos sistemas que temos. Porque não há outra solução realmente efetiva.
Inté.
CurtirCurtir
Parece até FHC falando. Isso acontece porque nosso país não só abre mais escancara toda sua soberania e estes terroristas camuflados de cordeiros, O espaço AÉREO ser liberado descaradamente a estes, sem que o governo brasileiro reaja, fique , de cara pra cima, feito jumento sem mãe? Que História e essa? Sinceramente…
CurtirCurtir