Os comunistas cearenses realizam neste final de semana, nos dias 12 e 13 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza, a 21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE. Durante o encontro, serão debatidas as teses do 13º Congresso do PCdoB, feito um balanço do trabalho do atual comitê estadual e será eleita a nova direção do Partido no Ceará e escolhido novo presidente que dirigirá a legenda no próximo biênio.
Um grande ato político marcará a abertura da 21ª Conferência Estadual do PCdoB no Ceará. Presidentes estaduais de partidos aliados, parlamentares, representantes da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, além de lideranças partidárias, comunitárias e de diversos movimentos sociais de todas as regiões do Ceará estarão reunidos na plenária final comunista neste sábado (12/10), em Fortaleza.
A expectativa em torno do encontro, considerado um dos maiores já realizados no Ceará, é reunir os 390 delegados eleitos nas 116 Conferências Municipais, além de membros do Comitê Estadual e convidados, o que poderá atingir a participação de cerca de 500 pessoas.
Além do ato político de abertura, o PCdoB-CE também prestará uma homenagem a Lourdes Albuquerque. Aos 91 anos, a militante histórica no Ceará pró-anistia, receberá a Comenda Bergson Gurjão, honraria que já faz parte da programação das Conferências Estaduais do Partido no Ceará. Instituída em 2009, a comenda é conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”.
A programação segue na tarde do sábado, com debates e a participação dos filiados. Representando a direção nacional do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de comunicação, apresentará as teses do 13º Congresso do PCdoB, que será realizado em novembro, nos dias 14, 15 e 16, em São Paulo.
No domingo (13), será apresentado um balanço do trabalho do atual comitê estadual realizado no último biênio e iniciado o processo de votação, que elegerá a nova direção do PCdoB-CE. Ainda no domingo será anunciado o nome do novo presidente do Partido no Estado.
Mais
As teses propostas para o Congresso do PCdoB foram divididas em duas partes: o balanço dos dez anos dos governos progressistas de Lula e Dilma, das perspectivas para o Brasil e do crescimento do PCdoB neste período; e ainda sobre a crise na estrutura do capitalismo no mundo em transição e da nova luta pelo socialismo.
Programação
Dia 12 – Sábado
8h – Início do credenciamento no local
8h30 – Plenária de instalação da 21ª. Conferência Estadual
– Instalação
– Regimento Interno
– Mesa Diretora – Comissão de Resoluções – Comissão Eleitoral
10h30 – Ato Político
12h30h – Almoço
14h30 – 2ª. Plenária
– Apresentação das Teses para o 13º. Congresso – José Reinaldo (30 m.)
– Debate (18 intervenções de 5 m.)
16h30 – Intervalo
16h45 – 3ª. Plenária
– Cont. debate (17 intervenções de 5 m.)
18h10 – Apresentação e votação do relatório da Comissão de Resoluções
19h – Apresentação do Livro sobre Pedro Pomar – Encerramento do dia
Dia 13 – Domingo
8h30 – 4ª. Plenária
– Balanço do Comitê Estadual
– Apresentação da proposta de nominata para o CE e delegação ao 13º. Cong.
– Debate (20 intervenções de 3 m.)
11h30 – Intervalo
11h45 – 5ª. Plenária
– Debate (12 intervenções de 3 m.)
– Proposta final da Comissão Eleitoral (10 m.)
12h30 – Homenagem Especial
13h – Almoço e início do processo de votação
15h – Encerramento da votação
15h15 – Posse do novo Comitê Estadual – Encerramento
Serviço
21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFC (Av. da Universidade S/N – Em frente à Praça da Bandeira)
Sábado (12), das 8h às 19h;
Domingo (13), das 8h às 17h
De Fortaleza,
Carolina Campos
