PCdoB propõe Aldo Rebelo como pré-candidato ao governo de SP


O atual ministro do esporte foi ovacionado pela militância no momento da leitura da resolução que o indica como pré-candidato ao governo do estado de São Paulo. A proposta de resolução política, ainda será aprovada pelo plenário.

Por Ana Flávia Marx

Antonio Miotto

 Orlando: “Ministro Aldo Rebelo é um homem público experiente, respeitado, profundo conhecedor da realidade paulista e comprometido com o povo”.

O documento apresentado por Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB, diz que “o partido estabelecerá diálogo junto às forças políticas que compõem o espectro oposicionista no estado, de modo a se posicionar, com protagonismo, na construção de uma chapa forte ao governo e ao senado. E para tanto, apresenta o nome do Ministro Aldo Rebelo, homem público experiente, respeitado, profundo conhecedor da realidade paulista e comprometido com o povo”.

Em sua fala, Aldo Rebelo fez questão de reforçar que a sua candidatura navegará no campo democrático e progressista. “Sem pretensão, nós vamos atuar dentro do campo que nós sustentamos com o presidente Lula, e que nós vamos continuar a sustentar com a presidente Dilma. Mas, nós temos também obrigação com o nosso estado, que é parte da nossa obrigação com o Brasil”, afirmou Aldo.

“São Paulo tem o desafio de recuperar a sua vocação de grandeza e de liberdade. São Paulo tem sido apequenado pelos governos tucanos nos últimos anos. São Paulo perdeu a sua vocação e força, grandeza da qual o Brasil precisa muito para ser um país grande”, discursou o atual ministro do Esporte.

Segundo Rebelo, para São Paulo dar ao Brasil a força necessária para crescer e se tornar um país mais justo, não pode continuar obedecendo a governos de vocação tão pequenas como tem sido nos últimos anos o nosso estado.

“Nós temos toda legitimidade para debater e apresentar uma alternativa e as soluções para São Paulo, como parte das soluções para o Brasil. Que São Paulo recupere para o estado e para o Brasil esse sentido, essa ousadia, essa legítima ambição de liderar o crescimento para o Brasil”, apresentou Aldo.

A resolução política coloca ainda como desafio a eleição de três deputados federais, sendo eles: Netinho de Paula, Protógenes Queiroz e Orlando Silva, além de ampliar a bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Caráter revolucionário do PCdoB


Mesa diretora da Conferência Estadual

Convidado para apresentar as ideias que balizam a discussão do 13º Congresso nacional do PCdoB, o presidente nacional Renato Rabelo, concentrou boa parte da sua intervenção para reflexão sobre o caráter do Partido Comunista do Brasil.

De acordo com presidente, o caráter do PCdoB não é o mesmo que do Partido dos Trabalhadores, ou de qualquer outro partido. O PCdoB “precisa ter claro qual é o seu espaço, seu lugar no processo de transformação desse país”.

“Nós temos o nosso lugar. O PCdoB manteve a sua identidade comunista e isso demonstra uma coerência fundamental do nosso partido. É um partido comunista que luta pelo socialismo, como também compreende para que transformações ocorram em nosso país para superar o capitalismo, deve ser através de mudanças profundas e revolucionárias”, falou o presidente do Comitê Central.

Rabelo reafirmou a necessidade dos comunistas apreenderem a realidade concreta e atual e lembrou ao público presente que a maior lição, para os comunistas, é que não há caminho único para alcançar o socialismo. “Cada país tem as suas condições histórias, suas condições próprias, sua realidade.

Com exemplo de Cuba e China, dois países socialistas, Rabelo enunciou ao ensinamento de nações que conseguiram estabelecer outro sistema mais justo e alternativo ao capitalismo. Na América Latina, demonstrou Rabelo, “o caminho foi trilhado pela via eleitoral. A Venezuela começou com esse processo de mudança, que nós as achamos que são de caráter revolucionário, começou com o ex-presidente Hugo Chávez”.

“Nós não vamos copiar, nós não podemos ter uma única forma de luta. O povo, em grande parte é que decide isso. Por isso, a gente não pode prever já te antemão qual será o caminho, mas o PCdoB acha que será um processo de rupturas e de mudanças revolucionárias”, esclareceu Rabelo.

Balanço da Bancada de deputado estadual

A líder da bancada comunista na Assembleia Legislativa, deputada Leci Brandão, fez um informe especial sobre a atuação dos comunistas no parlamento estadual.

“Temos uma Casa Legislativa de funcionamento precário, que atua de forma subalterna aos interesses do Executivo. Exemplo disso é a blindagem de que goza o Governo frente às várias denúncias recentes de formação de cartel em licitações do Metrô e da CPTM. Os exemplos da ação dessa maioria para evitar apurações sérias na Alesp são fartos e antigos. Basta ver as dezenas de CPIs engavetadas nos últimos anos”, apresentou Leci.

A deputada enalteceu o trabalho do atual Prefeito de Jundiaí, que fez parte da bancada por dois anos e também valorizou a atuação do deputado estadual Alcides Amazonas. “Nós, parlamentares do PCdoB, apresentamos dezenas de proposituras, participamos de frentes parlamentares, audiências públicas e temos atuado na defesa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e populares, dos serviços e dos servidores públicos, da cultura brasileira (principalmente da cultura popular), assim como de um conjunto de pautas progressistas e avançadas”, falou Leci.

Convidados

Participaram também lideranças convidadas, como o ministro da saúde, Alexandre Padilha, João Antônio e Antônio Donato, secretários municipal de relações institucionais e de governo, respectivamente, do prefeito Fernando Haddad e o ex-prefeito Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

A prefeita em exercício da cidade sede, Nádia Campeão, ex-presidenta do PCdoB de São Paulo, faz parte da mesa diretora da conferência.

A conferência terminará amanhã, dia 13, com a eleição da nova direção estadual e com a relatoria das propostas que serão apresentadas no congresso nacional, que acontecerá em novembro, também na capital paulista.

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.