PCdoB manifesta solidariedade à Venezuela Bolivariana


A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil, diante dos recentes acontecimentos na República Bolivariana da Venezuela, manifesta a sua solidariedade ao governo do presidente constitucional Nicolás Maduro, ao Partido Socialista Unido da Venezuela, ao Partido Comunista da Venezuela e demais forças políticas e sociais do Grande Polo Patriótico – Símon Bolívar, e à maioria do povo irmão da Venezuela, que levam adiante o processo revolucionário.

Nas últimas semanas a direita e a extrema-direita venezuelanas, apoiadas pelas forças imperialistas, destacadamente dos EUA, reiniciaram atividades anti-democráticas e contrarrevolucionárias, afrontando a legalidade e promovendo a violência política, as chamadas guerras econômica e guerra psicológica, visando a desestabilização do governo eleito e uma “saída” autoritária e golpista.

A ingerência externa em assuntos da Venezuela é inaceitável. Os assuntos internos do povo venezuelano devem ser equacionados com paz e diálogo pelos próprios venezuelanos.

Essa ofensiva da direita na Venezuela é parte de uma ação continental patrocinada pelo imperialismo estadunidense – que vem sendo derrotada nas disputas político-eleitorais, desde 1998, quando Hugo Chávez foi eleito pela primeira vez à presidência da República, até as recentes vitórias no Chile e em El Salvador  –, mas que vem se adensando e representa um perigo para a continuidade, o aprofundamento e a consolidação do novo ciclo político latino-americano, de mais independência nacional, integração solidária, democratização e direitos para os trabalhadores e os povos.

Portanto, o PCdoB alerta o povo brasileiro sobre essa contra-ofensiva das forças reacionárias e pró-imperialistas em nossa região, e convoca a militância comunista, os revolucionários, patriotas e democratas a se solidarizarem ativamente com o Presidente Maduro, a Revolução Bolivariana e suas conquistas democráticas, e a defenderem os processos de mudança em curso na América Latina.

Brasília, 10 de março de 2014

Comissão Política Nacional do PCdoB

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.