Parlamentares amigos de Cuba recepcionam nova embaixadora


Com um café da manhã no gabinete da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), nesta quarta-feira (19), a Frente Parlamentar Brasil-Cuba recepcionou a embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Helena Ruiz Capote, que assumiu o posto no final do ano passado, em substituição ao embaixador Carlos Zamorra. No encontro, houve também a transmissão de cargo de coordenadora da Frente da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que liderava o grupo desde 2006, para a senadora Lídice da Mata.

Reinaldo Ferrigno

A senadora Lídice da Mata fez questão de afirmar que “é uma honra ter uma mulher à frente da Embaixada de Cuba”. 

A senadora Lídice da Mata fez questão de afirmar que “é uma honra ter uma mulher à frente da Embaixada de Cuba”.

Ao se dirigir à embaixadora Maria Helena, a senadora Lídice da Mata fez questão de afirmar que “é uma honra ter uma mulher à frente da Embaixada de Cuba”. Também informou que nesta quinta-feira (20) será inaugurado o Consulado de Cuba em Salvador, na Bahia.

Em sua fala, a embaixadora destacou a luta e esforços permanentes para romper as dificuldades que Cuba ainda enfrenta em função dos bloqueios econômicos, mas destacou que, com o Brasil, o país mantém excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais.

Maria Helena Ruiz Capote afirmou que Cuba está atenta à necessidade de atualizar os modelos de gestão econômicos, mas com a devida preservação e o respeito aos princípios socialistas, lembrando que o País está empenhado no desenvolvimento de áreas consideradas importantes, como a de biotecnologia, entre outras.

A embaixadora também frisou que a existência da Frente Parlamentar Brasil-Cuba reforça a troca de informações entre os dois países, não somente no Parlamento, mas também em setores políticos, econômicos e governamentais.

Relações estreitas

Ao passar à coordenação da Frente para a senadora Lídice da Mata, a senadora Vanessa Grazziotin destacou a trajetória política da parlamentar baiana e sua militância no PCdoB e desejou sucesso na nova empreitada, destacando que o objetivo principal da frente é estreitar as relações diplomáticas e promover o intercâmbio de experiências políticas, econômicas e culturais entre Brasil e Cuba.

Enquanto coordenou a Frente Parlamentar, Vanessa desenvolveu ações na busca de solução de questões de interesse das duas nações. Ela destacou o engajamento da Frente nas campanhas pela libertação dos cinco cubanos presos injustamente nos Estados Unidos, contra o embargo econômico dos Estados Unidos que castiga a ilha caribenha desde 1959 quando foi vitoriosa a revolução comandada por Fidel castro e Che Guevara.

Lídice da Mata, por sua vez, registrou que esta é uma das mais antigas e atuantes Frentes Parlamentares do Congresso, o que demonstra uma grande afinidade entre os dois países. “Nós hoje podemos dar uma contribuição muito grande para o desenvolvimento de Cuba e ter também uma contrapartida muito importante com a experiência deste país nas áreas cultural, social, esportiva, educacional, assim como na área de saúde pública”, afirmou Lídice da Mata, citando o Programa Mais Médicos, desenvolvido no Brasil com ajuda de médicos cubanos.

A anfitriã lembrou que o grupo foi criado em 1989. Destacando os nomes de alguns dos mais de 180 parlamentares que já participaram ou ainda atuam na Frente, Lídice da Mata citou o senador Roberto Requião (PMDB-PR), primeiro presidente do grupo, e outros parlamentares como o hoje ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), entre outros.

Participaram do encontro, além das senadoras Vanessa Grazziotin e Lídice da Mata, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Cristovam Buarque (PDT-DF), e os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Valmir Assunção (PT-BA), José Rocha (PR-BA) e Fernando Ferro (PT-PE).

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Lídice da Mata

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.