PCdoB confirma seu apoio a Padilha em São Paulo


O PCdoB realizou neste sábado (14) convenção estadual na qual oficializou seu apoio a candidatura de Alexandre Padilha (PT) ao Governo do Estado de São Paulo. Participaram do evento na Assembleia Legislativa cerca de  500 delegados e pré-candidatos a cargos legislativos. Já o Partido dos Trabalhadores realiza no domingo (15) evento no qual vai oficializar a candidatura de Padilha ao governo. Está prevista a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.<

Trajetória do PCdoB

O PC do B (Partido Comunista do Brasil) foi criado em fevereiro de 1922, em Niterói, no Rio de Janeiro. Hoje tem atuação nacional em todos os estados da federação, defendendo a união dos brasileiros e brasileiras pelo desenvolvimento com distribuição de renda, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional, do fortalecimento dos povos latino-americanos, rumo ao socialismo. Desde 1989 o PCdoB se alinhou com a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva e foi vitorioso neste objetivo ao elegê-lo em 2002 para presidente da República. Esteve junto com Lula em sua reeleição em 2006 e apoiou Dilma Rousseff em 2010. Agora em 27 de junho proximo deverá consagrar mais uma vez Dilma como candidata à presidência, sob a bandeira das mudanças para continuar avançando nas conquistas sociais, economicas e políticas. .

No ano de 2006 o PC do B manteve seu apoio ao PT, coligando-se com esta agremiação e com o Partido Republicano Brasileiro (PRB), para reeleger Lula presidente. Nos estados, repetiu-se mais uma vez a aliança, com o apoio dos comunistas aos candidatos petistas vitoriosos em Sergipe, Bahia, Piauí, Acre e Pará. Nas eleições legislativas federais, o PC do B manteve, na média, o tamanho de sua bancada anterior, elegendo doze deputados. E sua bancada no Senado ganhou um representante: o cearense Inácio Arruda.

Nas eleições de 2008, foram eleitos 41 prefeitos na legenda do PCdoB, crescimento significativo, se comparado ao resultado de 2004. Destes, um era de capital: Edvaldo Nogueira, que se reelegeu em Aracaju. Em 2012 elegeu mais uma senadora no estado do Amazonas, Vanessa Grazziottin. Agora o Partido trabalha arduamente para eleger uma bancada de cerca de 20 deputados e deputadas federais e engrossar a bancada de senadores. Para os governos estaduais o PCdoB lança um candidato forte ao Governo do Maranhão, Flavio Dino.

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.