Pesquisador brasileiro ganha Medalha Fields, equivalente a Nobel de matemática


O matemático carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo recebeu nesta terça-feira (12) a Medalha Fields, considerada como o Nobel da matemática, por sua importância. É a primeira vez que um brasileiro conquista o prêmio.

O pesquisador, diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, e no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, foi agraciado pelos seus trabalhos na área de sistemas dinâmicos unidimensionais, um ramo da matemática que busca prever a evolução de fenômenos naturais e humanos em várias áreas de conhecimento.

Em sua conta no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou o matemático brasileiro e o Impa. A presidenta enalteceu também o sentimento de orgulho da nação e do setor pela conquista. “O reconhecimento mundial do trabalho de Ávila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”, enfatizou Dilma.

A Medalha Fields é concedida a cada quatro anos no Congresso Internacional de Matemáticos, que foi revelado neste ano na Coreia do Sul. Antes dela, Artur Ávila havia vencido outros prêmios, como bronze na OBM em 1992; ouro na OBM em 1993, 1994 e 1995; prata na Cone-sul em 1994; ouro na Ibero-americana, Cone Sul e Internacional em 1995, Prêmio Salem em 2006; Prêmio da Sociedade Matemática Europeia em 2008; Grand Prix Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França, em 2009; e o Prêmio Michael Brin, em 2011.

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.