Inflação cai mais uma vez


dinheiro_calculadora

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial, e é medido pelo IBGE, ficou em apenas 0,14% em agosto. Este índice é menor ainda do que o de julho, que foi de 0,17%. Significa que a média dos preços está praticamente estável por dois meses consecutivos, contrariando os analistas que previam a explosão da inflação.

Com o resultado de agosto, o índice dos últimos 12 meses ficou em 6,49%, ou seja, voltou a ficar dentro do intervalo da meta, que é de 2,5% a 6,5%. Alimentação e bebidas, com queda de 0,32%, foi o item que mais contribuiu para a desaceleração do IPCA-15.

Dentro deste item, vários produtos tiveram queda acentuada de preços: batata-inglesa (-20,42%), tomate (-16,47%), feijão-carioca (-5,49%). O item que mais pressionou para cima, foi energia elétrica (+4,25%), por causa das altas em apenas três regiões metropolitanas: Curitiba, São Paulo e Belém.

Para o cálculo do IPCA-15, a coleta de preços é feita na segunda quinzena do mês anterior e na primeira do mês em curso. O indicador refere-se ao consumo de famílias que ganham de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba. O IPCA (inflação oficial) só difere do IPCA-15 em relação ao período da coleta de preços.

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.