
Reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta quinta-feira, revela algo escandaloso: o “depoimento” do doleiro Alberto Youssef que ancora a chamada “Eles sabiam de tudo”, sobre Lula e Dilma, simplesmente não existiu.
Foi uma invenção de Veja, que atentou contra a democracia, tirou cerca de 3 milhões de votos da presidente Dilma Rousseff e, por pouco, não mudou o resultado da disputa presidencial, ferindo a soberania popular do eleitor brasileiro.
Quem afirma que o depoimento não existiu é ninguém menos que o advogado Antônio Figureido Basto, que representa o doleiro. “Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira”, disse ele.
Basto também nega uma versão pró-Veja que começou a circular após as eleições – a de que Youssef teria feito um depoimento e depois retificado. “Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo”, acusa o defensor de Youssef.
Com isso, a situação de Veja torna-se delicadíssima. No fim de semana, a publicação passou por uma das maiores humilhações de sua história, ao ser obrigada a publicar um direito de resposta contra um candidato – no caso, a presidente Dilma Rousseff – em pleno dia de votação.
Agora, a revista pode ser condenada a circular neste próximo fim de semana com uma capa e páginas internas, também com direito de resposta. A decisão está nas mãos do ministro Teori Zavascki, que pode decidir monocraticamente – ou levar a questão ao plenário do Supremo Tribunal Federal. Mas mesmo no plenário Veja tende a perder. Afinal, como os ministros justificariam o direito de informar uma mentira, com claras finalidades eleitorais e antidemocráticas?
Veja cometeu um atentado contra a democracia brasileira, que envergonha o jornalismo, e este crime é apontado pelo próprio advogado do doleiro Youssef. Os responsáveis diretos são: Giancarlo Civita, controlador da Abril, Fábio Barbosa, presidente da empresa, e Eurípedes Alcântara, diretor de Redação de Veja.
Fonte: Brasil 247
uma vergonha para uma das revistas mais lidas no país, tem que ser punida
CurtirCurtir
Republicou isso em A Estrada Vai Além Do Que Se Vê.
CurtirCurtir
Deixei de assinar a veja há muitos anos, pela falta de credibilidade – mas essa revista merecia ser retirada de circulação por um tempo, como penalidade por tentar interferir no resultado das eleições presidenciais. É necessária uma medida drástica, para a população tomar conhecimento do golpe embutido na farsa e para que seja desacreditada para sempre, aos olhos do povo brasileiro. Penso que não bastam sanções paliativas. O povo tem que saber de toda a armação. Para servir de exemplo e que não se repita jamais! VERGONHA NACIONAL!!!!!!!
CurtirCurtir
Acho necessário que alguém desminta estes panfletos reacionários como a Veja. Tem que haver a lei de meios para que tais absurdos não se repitam.
CurtirCurtir
O Brasil deve saber que não se conquista votos com mentiras……..O Cidadão brasileiro deve ser respeitado…….
CurtirCurtir
Sou jornalista, militante efetivo da Liberdade de Expressão com Responsabilidade e do direito de imprensa! Não vi na matéria nada que justifique a revista VEJA não ter publicado a reportagem. A revista produziu matéria com base em depoimento que afirma que existiu, e o advogado do doleiro diz que o depoimento não existiu. O jornal Valor Econômico teria é que provar que o advogado está falando a verdade. E isso ainda não fez! O título do artigo, “Advogado de Youssef confirma armação de Veja” é sensacionalista. O conteúdo não traduz o que foi apregoado. Também discordo que seja “a maior humilhação da história de Veja” ter de conceder direito de resposta em atendimento a decisão judicial monocrática. Diga-se de passagem, de um ministro do STF que, num passado recente, atendeu aos plenos interesses do PT. #censurazero #LiberdadeDeExpressãoComResponsabilidade
CurtirCurtir
para vôces jornalistas, os fins justifica os meios.
vm-mesquita@bol.com.br
CurtirCurtir
Seu comentário é de um jornalista tucano…. Estou certo?!….. Garanto q VC votou em Aécio… Por isto tá com este discurso falso moralista…..
CurtirCurtir
A notícia acima está equivocada, e induzindo o leitor ao erro, a reportagem que foi vinculada pelo jornal valor econômico, diz que o advogado, disse que não teve depoimento de retificação na “QUARTA-FEIRA” (22) , ele não disse que não teve depoimento nenhum, ele não diz que não teve depoimento na terça -feira (21) como afirma matéria acima. Como pode deturpar os fatos para acusar outro veiculo exatamente de deturpar fatos. Falta moralidade!!!
CurtirCurtir
Um Absurdo total. Essa Revistinha deveria se explicar ao povo brasileiro para quem ela trabalhava? com que interesse? pretendia o que com isso?Infelizmente já fui assinante dessa monstruosidade em termos de mentira, calúnia, difamação. injúria e tudo mais baixo que possa alguém imaginar, que na véspera de uma eleição,aquilo que era um meio de comunicação, que já foi confiável,porque hoje ninguém em sã consciência acredita em nenhuma palavra sua, se torne um ridículo veículo de mentiras, falcatruas, traições, etc.
CurtirCurtir
ISSO SÓ TEM UM NOME: TERRORISMO. NÃO SÓ AS BOMBAS QUE MATAM. A PALAVRA E A MAIS MORTAL DAS ADAGAS. PIOR, MATA LENTAMENTE E TRANSFORMA DA PIOR FORMA A REALIDADE DAS PESOAS MAIS HUMILDES. É AINDA MAIS HOSTIL QUE A CORRUPÇAO.
CurtirCurtir
Realmente vocês acham que eles não sabiam de nada? Quanta inocência ou no mínimo incompetência.
CurtirCurtir
Os argumentos defendendo a Veja sao mais convincentes, diferente dos outros q sao emocionais. O meu espanto é da forma como Dilma com o PT reagiram. Fizeram uma campanha suja, com mentiras, desrespeito, arrogância, gastando horrores, propaganda enganosa arquitetada por um marqueteiro sem escrúpulos e etc e tal…e se dizem vítimas …..injustiçados…
CurtirCurtir
O que essa revista vem fazendo a anos é sim tentar fazer com que o povo Brasileiro seja cada vez mas capacho destes partidos políticos que tentam a anos tirar a soberania e a democracia Brasileira conquistadas pelo povo Brasileiro e não pelo que eles pensam que foram eles .
Nos fomos para as ruas gritar que queríamos ter mais empregos e ser chamados pelo nome que a muitos anos fomos desrespeitados por eles.
O PSDB e grande parte de pessoas que pensam que nós BRASILEIROS somos burros isso meu amigo acabou depois que um Brasileiro vindo do povo assumiu com muito respeito essa Democracia e deu esperança para milhões de Brasileiros , hoje podemos andar e afirmar para o mundo inteiro dizendo que o BRASIL é o pais do futuro pois aqui temos a menor taxa de desemprego do mundo , milhoe de pessoas estão nas Universidades , milhões de pessoas fazem hoje pelo menos duas refeições por dia e que vamos , vamos sim a cada dia ter muitas mudanças para o povo ficar mais motivados.
ESSA MATÉRIA É UMA VERGONHA PARA A NOSSA DEMOCRACIA ELES DEVEM SER BANIDOS .
CurtirCurtir