Vietnã, uma abertura para o futuro


foto (25)

Por Jô Moraes*

No momento em que se comemoram 25 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã, uma delegação do Congresso Nacional brasileiro visita aquele país, a convite da Assembleia Nacional Popular. Intensa agenda política fez parte da programação realizada pela delegação integrada pela Senadora Vanessa Grazziotin, do Amazonas, pelo Senador Inácio Arruda, do Ceará, Presidente da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, pelo deputado Marcos Rogério, de Rondônia, pela Deputada Perpétua Almeida, ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e pela Deputada Jô Moraes, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã.


Em seu primeiro dia de visita os parlamentares brasileiros tiveram a oportunidade de assistir uma sessão plenária da Assembleia Nacional, onde se apreciavam 18 Leis e 13 resoluções que tinham como objetivo aperfeiçoar a instituição legislativa, reforçando o papel do Parlamento para melhor responder aos desafios do momento, no Vietnã , particularmente no terreno da economia.
Em 2014, a meta de crescimento do Produto Interno Bruto está em torno de 5,8%, com um aumento nas exportações de 17%, mantendo a inflação em torno de 5,13%. Segundo o presidente do Grupo Parlamentar Vietnã-Brasil, em diálogo com a delegação brasileira, permanecem os desafios de concentrar esforços na ampliação da infra-estrutura , na erradicação da pobreza, hoje nos níveis de 7% a 8%, na qualificação da mão de obra e no reforço da estrutura bancária que amplie o financiamento dos negócios internos. Ao mesmo tempo apreciavam as ratificações de convenções internacionais, entre elas a que se refere à condenação da prática da tortura.
Uma moderna estrutura arquitetônica acolhia os trabalhos de 483 deputados, ente estes 24,5% de mulheres .
Os encontros entre os grupos parlamentares e as associações de amizade entre os dois países permitiram uma troca de informações sobre os desafios a serem enfrentados, alguns deles comuns. Crescer, melhorar a infra-estrutura, controlar a inflação e incorporar a mão de obra jovem é quase uma obsessão do governo daquele país asiático. Ampliar a cooperação em diferentes áreas e intensificar a integração comercial é parte dessa estratégia. Expressão desse interesse foi a destacada presença de empresários vietnamitas, que têm negócios com o Brasil ou querem construir oportunidades. Posição de destaque, entre esses, assume a Associação de Jovens Empresários do Vietnã.
Para avançar na ampliação dessas relações é importante uma troca direta de informações e a superação de obstáculos entre órgãos governamentais, além da assinatura de acordos bilaterais, particularmente no terreno de produtos agrícolas. Medidas essas que ampliariam as trocas comerciais que já ultrapassam os dois bilhões de dólares.
A visita à Universidade de Hanoi e a seu Departamento de Língua Portuguesa mostrou que podem se abrir amplas possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras e vietnamitas para receberem mutuamente professores e estudantes dos dois países. A cooperação para o aprendizado das duas línguas é componente fundamental para a integração econômica.
A viagem da delegação de parlamentares brasileiros ainda permitiu uma visita ao governo da cidade de Ho Chi Minh, uma metrópole de 8 milhões de pessoas em franco crescimento e uma tocante visita à Associação Vietnamita de Vítimas do Agente Laranja, guerra química realizada pelas tropas americanas contra a população daquele país. Apesar da guerra ter terminado em 1975, os efeitos do agente laranja ainda está presente nas cruéis dores dos contaminados e nas deformações físicas dos seus filhos.
Jô Morais é deputada federal e membro do Comitê Central do PCdoB

2 comentários Adicione o seu

  1. Domingos Miranda disse:

    Muito boa e serve para conhecer melhor a realidade deste importante país asiático.

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.