Curso Nacional de Formação Política da UJS tem programação definida


O Curso Nacional de Formação da UJS, intitulado Geração Valente, será realizado entre os dias 15 e 21 de dezembro na Escola Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo. O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, é presença confirmada. Para debater comunicação a atividade conta com a participação dos jornalistas Rodrigo Viana do blog O Escrevinhador e Miguel do Rosário do O Cafezinho. Também serão realizadas oficinas com o coletivo Mídia Ninja e o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ).

 

UJS

A atividade acontece entre os dias 15 e 21 de dezembro na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema

A atividade acontece entre os dias 15 e 21 de dezembro na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema

A mesa de abertura do curso, na segunda-feira (15), a partir das 17h30, terá o tema “A luta pelas Reformas Estruturais no Brasil e a nova luta pelo socialismo”, o palestrante será o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

As atividades se intensificam na terça-feira (16) com três mesas de cunho político: “Marx e a Revolução Copernicana das Ciências Sociais”, às 9 horas; “A formação do Brasil contemporâneo”, às 14 horas, com a participação de Augusto Buonicuore e para fechar o dia os militantes estudam sobre “Contradições e dialética na perspectiva marxista”.

A presidenta do Cebrapaz, Socorro Gomes, dá início às atividades da quarta-feira (17) com a mesa “Imperialismo e a atualidade da questão nacional”. Durante a tarde os jovens socialistas debatem “A crise mundial do capitalismo e alternativas” com o ex-presidente da entidade e atual secretário nacional de Juventude do PCdoB, André Tokarski.

O secretário nacional de Formação da UJS, Mateus Fiorentini, coordena a primeira atividade da quinta-feira (18) que vai debater “Conceitos marxistas de Estado e classe”. A tarde a militância estuda sobre “A luta pela Reforma Política democrática”, neste dia também haverá debates em grupos temáticos. As atividades encerram com o a exibição do documentário Osvaldão, lançado este ano durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Na sexta-feira (19) além de mesas de debate os participantes também vão participar de oficinas. Pela manhã a mesa será sobre “Experiências socialistas do século 20”. A partir das 14 horas acontecem atividades paralelas: um debate sobre a democratização dos meios de comunicação com a participação dos blogueiros Rodrigo Viana e Miguel do Rosário, além das oficinas com o coletivo Mídia Ninja e o CeMJ sobre “Transmissão ao vivo de vídeo pela internet”, “mobilização e produção de conteúdo no Facebook e no Twitter”, “web rádio e podcast”, “o secredo dos blogs” e “monitoramento de rede”. A inscrição nas oficinas pode ser feita no dia.

Depois de uma programação diversificada, a geração valente encerra o curso na manhã do sábado (20) com a mesa “Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos socialistas porque somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade”.

Do Portal Vermelho, com UJS

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.