Senadora Vanessa toma posse no Conselho de Direitos Humanos


Em solenidade nesta quarta (10), no Itamaraty, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) tomou posse no Conselho Nacional dos Direitos Humanos vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foram 22 novos conselheiros empossados.

 

Foto: Marcelo Favaretti

Senadora Vanessa Grazziotin e Raimundo Nonato da Silva

Senadora Vanessa Grazziotin e Raimundo Nonato da Silva

Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o evento ainda premiou pessoas e instituições com o Prêmio Direito Humanos 2014, na sua 20ª edição. Entre eles, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Raimundo Nonato da Silva que se destacou na luta pela erradicação do sub-registro civil dos povos indígenas.

“O Conselho é fundamental por ter como objetivo a defesa da pessoa e ainda a autonomia para promover investigações. Fui pega de surpresa com a indicação do Senado para representar o parlamento nesse Conselho de extrema importância para o país e para os direitos humanos”, disse a senadora Vanessa.

Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, o CNDH tem como missão promover e defender os direitos humanos mediante ações de prevenção, proteção ou reparação das situações de ameaça a esses direitos. Nesse sentido, tem autonomia para investigar casos de violações e capacidade de se relacionar com instituições regionais e internacionais.

O CNDH substituiu o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o mais antigo colegiado do país criado em 1964. Diferente do anterior, o novo Conselho ampliou a participação da sociedade para se tornar ainda mais forte institucionalmente.

Leia mais:
Dilma: Tortura, miséria, intolerância são chagas e devem ser afastadas

Fonte: Ascom da Senadora Vanessa Grazziotin

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.