Nossa missão é histórica, a construção do socialismo


Renato Rabelo, líder comunista e ex-presidente do PCdoB, concedeu ampla entrevista à TV Vermelho. Na oportunidade, ele falou dos desafios para se implementar o que está no programa do Partido, destacou o papel central da juventude e das mulheres, explicou o que significam as frentes de luta do PCdoB e sinalizou que somente com unidade, resistência e organicidade avançaremos na construção de uma sociedade mais avançada.

Ao comentar a missão do Partido, a liderança comunista salienta que “o objetivo do PCdoB ainda tem uma longa jornada pela frente. Daí a importância das gerações. Consideramos que o Partido está em sua quarta geração e realizar a transição da presidência para uma jovem mulher [Luciana Santos (PCdoB/PE)], porém com vasta experiência na luta social e institucional, significa preparar o PCdoB para essa jornada, que não busca outra coisa senão construir o socialismo em terras brasileiras”.

Segundo ele, isso é dar continuidade histórica ao Partido e garantir a pavimentação necessária para o caminho da superação do capitalismo.

Frentes de luta 

“A institucionalização das três frentes de luta do nosso Partido foi um passo fundamental. Porque no mento em que acumulamos força nessas três frentes, temos as condições necessárias para a construção de hegemonia no seio social”, explicou Renato Rabelo.

“A conquista da hegemonia é importante e necessária para que os comunistas possam alcançar objetivos programáticos maiores. A construção do socialismo”, completou.

Da teoria à prática

“A importância de tornarmos realidade a linha do Partido é fundamental”, afirmou Renato, ao se referir às experiências bem-sucedidas do PCdoB na frente institucional, como por exemplo, os ganhos obtidos em prefeituras e em governos estaduais.

Ele alertou: “Nossa política não pode ser engavetada, pelo contrário, ela deve ser um forte instrumento de ação”

Mulheres e jovens

Ao falar sobre os 93 anos do Partido e suas ideias avançadas, Renato destacou que há um binômio importante nessa relação.

“Um destaque influente para o PCdoB, nessa atual quadra, é o quilate e número de mulheres e juventude em nosso Partido, isso reflete força, contemporaneidade, avanço nas ideias e certeza do caminho que queremos seguir”, atestou a liderança comunista

Luta dos trabalhadores

Renato destacou que outro passo dado pelo Partido e que reforça sua identidade foi o esforço para construir a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Uma central classista que, em pouco tempo, mas por possuir a experiência, se consolida como uma central forte e independente. Com um papel crescente, inclusive na América Latina”, explicou.

Movimento social

Renato também falou da atuação do PCdoB em todas as esferas. “A presença do PCdoB, com influência e programa, em todas as lutas do movimento social é fruto de uma história rica em experiência e crente dos seus ideais. Atuamos no movimento de mulheres, no combate ao racismo, no movimento LGBT, de juventude, de moradia, entre muitos outros. Ou seja, estamos na linha de frente de todas aa lutas que se opõem ao preconceito e qualquer tipo de discriminação e intolerância”.

Acompanhe a última entrevista de Renato como presidente do PCdoB à TV Vermelho:

 

Da TV Vermelho,
Clécio Almeida, Joanne Mota e Toni C.

2 comentários

  1. Tenho um apreço especial pelo Renato, pelo Aldo e por todos os comunistas. Espero que a Luciana receba este bastão e continue correndo a carreira dos justos, que as bandeiras históricas defendidas pelo PCdoB continuem na pauta do partido, Estou hoje presidente do PT no município de CORAÇÃO DE JESUS MG. e busco uma aliança com os partidos de esquerda para as próximas eleições. peço por favor que pesquise sobre as ultimas gestões do município e saiba porque julgo ser de extrema importância uma aliança para 2016 com partidos de esquerda… Quero parabenizar o Renato pela consciência e convicção com que sempre defendeu os princípios COMUNISTAS e SOCIALISTAS e dizer que pode deixar a presidência, mas não pode deixar a política !!!

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.