Dilma inclui Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria


O nome de Leonel Brizola foi incluído pela presidenta Dilma Rousseff no Livro dos Heróis da Pátria. A sanção da lei, que foi aprovada pelo Senado, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (29). O livro dos Heróis da Pátria homenageia os brasileiros que se destacaram na defesa e na construção da história do Brasil. A publicação fica exposta no Panteão da Pátria, em Brasília.

image

Dilma com Brizola em um almoço com integrantes do PDT, em 1998, em Porto Alegre-RS.

O nome de Brizola constará, no livro, juntamente com nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Alberto Santos Dumont, Chico Mendes, Getúlio Vargas, Heitor Villa Lobos e Anita Garibaldi, entre outros.

Brizola nasceu em 1922, no Rio Grande do Sul, e faleceu em 2004. Ele é uma das referências políticas de Dilma. Antes de se filiar ao PT em 2001, a presidenta fez parte do PDT, partido que foi fundado pelo político gaúcho.

O político gaúcho teve uma importante atuação na luta contra a ditadura e no período de redemocratização do Brasil. Em 1989, ficou em terceiro lugar na disputa para a Presidência da República, naquela que foi a primeira eleição direta depois do golpe militar de 1964.

Homenagem

Para que a personalidade seja homenageada, é preciso ter passado dez anos de sua morte. “A distinção será prestada mediante a edição de lei, decorridos 10 (dez) anos da morte ou da presunção de morte do homenageado”, explicou a presidenta Dilma, na lei sancionada nesta terça.

História 

Brizola participou efetivamente na luta contra a ditadura militar no Brasil. Após o golpe de 1964, ele viveu no exílio no Uruguai, nos Estados Unidos e em Portugal. Depois disso, ele voltou ao Brasil, com a Lei da Anistia.

O fundador do PDT governou o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Além disso, ele foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, deputado federal, candidato à Presidência da República por duas vezes e candidato à vice na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1988.

Do Portal Vermelho Com agências

2 comentários Adicione o seu

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.