Aldo Rebelo lança pedra fundamental da nova estação antártica


Reconhecido internacionalmente por sua contribuição científica na Antártica, o Brasil voltará a ter sua base que integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O lançamento da pedra fundamental da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) será feito nesta segunda-feira (29), pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo. 

Ministério da Defesa

image

Ministro Aldo Rebelo lança hoje a pedra fundamental da Estação Antártica Comandante Ferraz. 

Após o grave incêndio, ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2012, que destruiu a edificação principal da Estação, foi realizado um planejamento logístico-operacional, envolvendo pesquisadores, militares e civis, além do emprego de cinco navios, para instalação dos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), que permitiu a permanência brasileira na Antártica e a continuidade das pesquisas. 

As obras para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz começaram em dezembro de 2015, após a empresa China Electronics Imports and Exports Corporation (CEIEC) vencer a licitação. A conclusão da obra está prevista para 2018. 

O Programa Antártico Brasileiro, sob a coordenação da Marinha do Brasil, foi criado em 1982 por um grupo de pesquisadores com o objetivo de desenvolver um programa científico que incluísse o Brasil entre os países do Tratado da Antártica. Em 1991, a assinatura do Protocolo de Madri classificou a Antártica como reserva natural dedicada à paz e à ciência. 

Nova estação 

A nova estação fica localizada na Península Keller e comportará 64 pessoas em uma área de aproximadamente 4.500 m². Com um design moderno e tecnologia de ponta, a edificação brasileira contará com 17 laboratórios, setor de saúde, biblioteca, sala de estar, entre outros departamentos. 

Para a concepção da nova base brasileira, foi levada em consideração uma arquitetura capaz de prover condições para que a vida humana possa estar presente até mesmo nos locais mais longínquos e inóspitos do planeta, em plenas condições de segurança e em harmonia com o meio em que estiver inserida. 

Adotou-se um conceito de planejamento semelhante ao que seria empregado para a concepção de uma cidade de pequeno porte, isolada das demais facilidades urbanas, em que se devem ter condições de vida, com boa qualidade e segurança, para toda a população residente. 

Sobre o Proantar 

Nas suas três décadas, o Programa Antártico Brasileiro realizou uma média anual de 20 projetos de pesquisas nas áreas de oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura, além de permitir à Marinha do Brasil, com o apoio da Força Aérea Brasileira, realizar uma das maiores operações de apoio logístico, em termos de complexidade e distância. 

As atividades científicas são propostas e desenvolvidas por estudiosos de universidades e instituições de pesquisa de diversas regiões do Brasil que, de forma interdisciplinar e interinstitucional, conduzem investigações nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida. 
O Proantar realiza atividades científicas na Antártica durante todo o ano, mas, a exemplo dos outros Programas, é no verão antártico (outubro a março) que ocorre a movimentação de pesquisadores, pessoal de apoio, equipamentos e material. 

Em função das condições climáticas e do congelamento do mar, as operações também ocorrem apenas nesse período, quando cerca de 200 pesquisadores realizam suas atividades. O planejamento anual de atividades é denominado Operação Antártica (Operantar) e sua execução tem ocorrido desde o ano de 1982, quando teve início a Operantar I.  

Fonte: Ministério da Defesa 

3 comentários Adicione o seu

  1. “E, havendo Aberto o sexto selo, olhei, e eis Que houve hum grande tremor de terra; E O sol Tornou-se negro Como saco de cilício, e a lua Tornou-se Como sangue;
    “E as Estrelas do Céu ( anjos, Et’s) caíram Sobre a terra, Como quando a figueira lança de si OS SEUS figos verdes, abalada Por Um vento forte.
    “E o Céu ( religiões) retirou-se Como um livro que se enrola; e todos os Montes ( governos) e ilhas( instituições) foram removidos dos seus Lugares.
    “E Os Reis da terra, e Os Grandes, e Os ricos, tribunos e Os poderosos, e TODO o servo, e TODO o livre, se esconderam NAS Cavernas e NAS Rochas das Montanhas;
    “E diziam AOS montes e AOS rochedos: Caí Sobre Nós, e escondei-Nós do Rosto Daquele Que ESTÁ assentado Sobre o trono, e da ira do Cordeiro”;
    “Porque E vindo o grande dia da sua ira, e quem poderá subsistir? Apocalipse 6: 12-17 ; 7.13-17.Joel 2:32 E todo aquele que invocar o Nome de Yáohuh será salvo………………………………………………………………………………………………………
    QUEM QUISER TOME DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA.Rev.22:17: O nome de Deus é Yáohuh (Êx.6:3;Sal. 83:18) .Yaohushua é o filho de Deus (Mat.3:16,17:Jo 14:28) . A alma deixa de existir por ocasião da morte (Ecl. 9:5,10;Ez. 18:4) . O inferno é a sepultura comum da humanidade (Jó 14:13;Ap. 20:13) . As orações devem ser dirigidas só a Yáohuh por meio de Yaohushua,o Cristo (Mt. 6:9;Jo 14:6,13). Ñ se deve introduzir sangue no corpo ( Gên. 9:3,4; At. 15:28,29) . Os genuinos seguidores de Cristo mantêm-se separados do mundo (Jo 15:19;17:16;Tg 1:27;4:4) . O uso de títulos religiosos é antibíblico (Jó 32:21,22;Mt.23:8-12) . A presença de Cristo é invisível (Mt. 24:3;Jo 14:19; 1 pe 3:18) . Satanás é o governante deste mundo (Jo 12:13:1Jo 5:19). 144.000 pessoas reinarão no céu com Cristo ( “pequeno rebanho”, Lc. 12:32;Ap. 14:1-4;20:4) . Outras pessoas aprovadas por Deus(“outras ovelhas”) ganharão vida eterna no paraíso,na terra (Lc223:43;Jo 3:16;Ap 21:1-4). Deve-se pregar sobre o Reino de Deus de casa em casa ( Atos 5:42;20:20).

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.