O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou ser ministro da Casa Civil e ocupará a vaga de Jaques Wagner no governo.

A informação foi confirmada pelo líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA). Nesta terça-feira (15), Lula se reuniu, no Palácio do Planalto, por mais de quatro horas com a presidenta Dilma Rousseff e manteve nova reunião na manhã desta quarta (16).
O objetivo de Lula, ao assumir o cargo, é tentar recompor a base do governo para barrar as manobras golpistas no Congresso. Ele já havia começado a se movimentar, buscando especialmente o apoio do PMDB.
A pasta que Wagner ocupará ainda não foi definida. Edinho Silva (Comunicação Social) também poderia trocar de ministério, segundo fontes que têm participado das negociações.
Com informações de agências

Viva Dilma! Viva Lula! Viva o Brasil!
CurtirCurtir
Lula ministro, um bandido sendo blindado com um ministerio p fujir da lei, um pais sem vergonha, dominado pela corrupcao, revoltante e vergonhoso, um pais de LUTO, a moralizacao morreu.
CurtirCurtir
Este sujeito indecente que chama o ex presidente Lula de bandido deve ser um dos fascistas que participou da marcha golpista do dia 13-03-2016 . Não sou um fanático a ponto de não admitir que Lula, Dilma e o PT cometeram inumeros erros porém o mérito que eles tem de ter olhado e governado minimamente pensando nos pobres e desvalidos do Brasil idiotas iguais a este Sr° jamais vão apagar de nossa história. Viva Lula, viva o povo Brasileiro!
CurtirCurtir
Seis razões para Lula ser ministro da Presidenta Dilma
A Presidenta Dilma Rousseff busca o melhor caminho para enfrentar o momento mais difícil de seu governo e a decisão de buscar ajuda de Lula poderá trazer excelentes resultados. O Portal Vermelho enumerou seis razões pelas quais o ex-presidente Lula ajudará muito o governo como Ministro Chefe da Casa Civil.
Como Ministro da Casa Cilvil Lula tem tudo para ajudar Dilma a superar as dificuldades que seu governo enfrenta. Além de uma longa trajetória que se iniciou como sindicalista, Lula agregou experiência ao longo de oito anos como presidente e adquiriu grande projeção nacional e internacional. Veja abaixo as razões enumeradas pelo Portal Vermelho:
1. Lula é o líder popular mais importante do Brasil e como ministro agregará o seu prestígio ao governo. Um governo mais forte terá melhores condições de enfrentar a crise e fazer com que o país retome o crescimento econômico, gerando emprego e renda.
2. Lula tem ótima interlocução no Congresso Nacional, é muito habilidoso, capaz de agrupar e de convencer os deputados e senadores para um pacto pela democracia e pelo desenvolvimento. Contribuirá para que o governo retome sua força no parlamento e consiga aprovar as medidas contra a crise econômica.
3. Lula no governo pode derrotar o impeachment. A derrubada da presidenta Dilma seria uma tragédia para o país, porque jogaria o Brasil em uma grande instabilidade política. Derrubar uma presidenta que não cometeu nenhum crime de responsabilidade é um golpe contra o resultado das urnas. Em uma democracia, é basilar que todos respeitem as regras do jogo. Com Lula ministro o governo se fortalecerá para derrotar o impeachment já na Câmara dos Deputados.
4. Com Lula no governo será mais fácil retomar o desenvolvimento. O governo estará mais forte e com isso os agentes econômicos passam a confiar mais no pais. O empresário se anima a investir, o trabalhador a consumir, os bancos a fornecer crédito.
5. A ida de Lula ao ministério não significa o fim do governo Dilma, pelo contrário, fortalecerá a presidenta. Afinal, foi ela quem o convidou para ocupar a pasta. Dilma e Lula trabalharão juntos e o governo terá melhores condições de implementar as suas políticas.
6. Ao aceitar o ministério Lula não está obstruindo a justiça e nem fugindo de investigações. O ex-presidente é um cidadão como qualquer outro, não é réu em nenhum processo, não sofreu nenhuma condenação e, portanto, está em gozo pleno dos seus direitos políticos. Seria um absurdo impedi-lo de assumir o ministério sem que tenha sido denunciado, julgado ou condenado, como afirmou o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. As investigações em curso continuam e passam a ser conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, vários especialistas, como Pedro Serrano, o professor da PUC-SP, consideram que Lula só tem desvantagens com a ida do processo para o Supremo Tribunal Federal. Isso porque o ex-presidente perderia a chance de fazer qualquer apelação da decisão, já que o STF é a última instancia.
CurtirCurtir
Republicou isso em A Estrada Vai Além Do Que Se Vê.
CurtirCurtir