Vietnã e China tentam resolver pacificamente conflito fronteiriço


O Vietnã e a China concordaram neste domingo (27), em Hanói, em trabalhar pela transformar o Mar do Leste em uma zona de paz, amizade e cooperação, tema abordado pelos respectivos ministros da Defesa, os generais Phung Quang Thanh e Chang Wanquan.

Chang Wanquan e Phung Quang Thanh, em Hanói

Chang Wanquan e Phung Quang Thanh, em Hanói

Ambos coincidiram também em que continuarão tratando o assunto relacionado com a disputa territorial nessa zona (Mar do sul da China, segundo a outra parte), mediante o diálogo, com base nas leis e mecanismos definidos pelo Direito Internacional, incluída a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, de 1982, segundo indicam versões oficiais sobre as conversações.

Igualmente, realizarão todos os esforços possíveis para encontrar soluções de longo prazo aceitáveis para ambas as partes.

Os ministros da Defesa das duas nações socialistas asiáticas também se comprometeram a respeitar os acordos alcançados pelas autoridades de ambos os países, os princípios e o espírito da Declaração sobre a Conduta das Partes no mar do Leste, assim como trabalhar com vistas a estabelecer um Código de Conduta nessa área.

Outra coincidência entre as duas partes se refere a evitar conflitos e não ameaçar com o uso da força, para assim proteger a paz, a estabilidade, a colaboração e os interesses dos dois países, a região e o mundo.

O titular vietnamita assinalou que a visita de três dias de seu homólogo chinês, que termina nesta segunda-feira (28), constitui uma boa oportunidade para analisar temas importantes com vistas ao cumprimento das instruções dos líderes dos respectivos países.

Igualmente, para a implementação dos acordos de cooperação, a fim de fortalecer a confiança política e promover as relações nesse setor.

Ambos os ministros presenciaram a assinatura de um memorando de entendimento para a colaboração bilateral relacionado com as missões de paz da ONU.

Para a segunda-feira (28), está anunciado o início do Terceiro Intercâmbio Amistoso de Defesa Fronteiriça Vietnã-China nas províncias de Lang Son e Guangxi, o qual se estenderá até a quinta-feira (31), presidido pelos dois titulares.

Fonte: Resistência 

1 comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.