Raúl Castro é reeleito 1º secretário do Partido Comunista de Cuba


O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, foi reeleito nesta terça-feira (19) para o cargo durante a última jornada do 7º Congresso da organização.

 

Juvenal Balán

O congresso contou com a participação de cerca de mil delegados

O congresso contou com a participação de cerca de mil delegados

O pleno do CC do Partido Comunista de Cuba também ratificou José Ramón Machado Ventura na função de Segundo Secretário do Partido.

O Birô Político do PCC ficou com 17 membros, entre os que se incluem, além do primeiro e segundo secretários, Miguel Díaz-Canel, Esteban Lazo, Ramiro Valdés, Salvador Valdés, Leopoldo Cintra e Bruno Rodríguez.

Também compõem esta estrutura, Marino Murillo, Mercedes López, Álvaro López e Ramón Espinosa, e cinco novos integrantes: Ulises Guilarte, Roberto Morales, Miriam Nicado, Teresa Amarelle e Marta Ayala.

O Secretariado será composto por José Ramón Machado Ventura, José Ramón Balaguer, Olga Lidia Tapia, Jorge Cuevas y Omar Ruiz.

Ao dirigir-se a quase mil delegados e 280 convidados presentes no encontro do partido, Raúl Castro destacou que o Comitê Central, de 142 membros, eleito na véspera, tem uma idade média de 54,5 anos, inferior ao CC do 6º Congresso em 2011.

Ressaltou igualmente que a representação de mulheres cresceu em comparação com o Congresso anterior e alcançou 44%, algo que ocorreu também com a participação de negros e mestiços, com 36%.

Presença de Fidel

A sessão de encerramento do 7º Congresso do Partido contou com a presença do líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro. No Palácio de Convenções, sede do evento desde o sábado (16), delegados e convidados receberam Fidel entre numerosos vivas e ovações.


Fidel Castro prestigiou o evento

O encerramento do Congresso coincide com a celebração do aniversário de 55 anos da Vitória em Playa Girón, quando o povo cubano triunfou diante da invasão mercenária apoiada pelos Estados Unidos no que se considera como a primeira derrota do imperialismo na América Latina.

Durante o encontro os participantes discutiram e aprovaram o informe central apresentado pelo primeiro secretário, Raúl Castro, na abertura.

Ao mesmo tempo, foi feita a discussão em quatro comissões de importantes documentos vinculados ao trabalho futuro do país, com a conceituação do modelo econômico e social cubano de desenvolvimento socialista e o plano nacional de desenvolvimento até 2030.

Leia na íntegra Relatório Central ao 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba anexo em PDF.

Download Relatório do 7º Congresso do Partido Comunista de Cuba

 

Fonte: Resistência

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.