Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (31), centenas de pessoas em em todo o país ocupam as ruas em atos em defesa da democracia e pelo Fora Temer. Os atos foram convocados pela Frente Povo Sem Medo, que reúne movimentos sociais e sindicais. Acompanhe os atos no Brasil e exterior.
Reprodução G1
Largo da Batata, em São Paulo, tomado por manifestantes
São Paulo
A concentração já ocupa todo o Largo da Batata. Lideranças políticas e sindicais discursam reafirmando a defesa da democracia e pedindo a volta da presidenta Dilma Rousseff ao cargo que foi eleita.a proposta de novas eleições também foi destaque nos discursos.
Entre as lideranças que participaram do ato estavam a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e o ex-senador Eduardo Suplicy. O senador Lindberg Faria (PT-RJ) tam´bem participou do ato e repeliu as manobras da mídia no apoio ao golpe. “Nós não jogamos a toalha, nós acreditamos que podemos derrotar o impeachment no Senado”, disse Lindberg. “Se Eduardo Cunha for cassado e preso, esse Michel Temer não fica um dia no poder”, completou.
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
O ato acontece no Parque Farroupilha, a Redenção. Lideranças de movimentos sociais e sindicais reforçam a importância da participação popular para barrar o golpe contra a democracia. Os organizadores destacam ainda que os atos deste domingo são uma preparação para o mês de agosto, quando os movimentos sociais devem intensificar as mobilizações contra o impeachment às vésperas da votação no Senado.
Os organizadores também fizeram uma panfletagem e distribuíram adesivos com dizeres como “Não ao golpe!”. Muitas pessoas também carregam cartazes dizendo “Fora Temer, nenhum direito a menos”.
Salvador – Bahia
Por meio das redes sociais, Julio Fisherman, do Jornalistas Livres, informa que os manifestantes saíram em marcha pelas ruas de Salvador contra o retrocesso do governo provisório de Michel Temer. Os manifestantes estavam concentrados no Campo Grande em Salvador e caminham em direção ao Farol da Barra. Um micro trio, batucadas e apitaços animam os presentes no trajeto pelo corredor da Vitória.
Torcedores do Fluminense empunham cartazes contra o golpe e o governo de retrocesso de Michel Temer durante partida contra a Ponte Preta em Edson Passos, no Rio de Janeiro, neste domingo (31).
Manifestantes em passeata pelas ruas do centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, pela volta da presidenta eleita Dilma Rousseff.
Os manifestantes enfrentaram a intransigência da polícia militar que tentou impedir que o carro som do ato se colocasse na esquina da Democracia (Presidente Vargas com Rua da Paz), tradicional ponto de atos dos movimentos sociais em Belém, no Pará.
Jovens, mulheres, aposentados e trabalhadores ocuparam a praça e não se intimidaram com a ação da PM. A manifestação repeliu o golpismo e o governo provisório de Temer e sua política de retrocesso.
A manifestação em Belém também foi marcada por uma homenagem ao Wilson Ferreira, dirigente da CTB Pará e do Sindicato e Federação das Domésticas, falecido na madrugada deste domingo.
Uberlândia – Minas Gerais
Ativistas realizaram panfletagem na feira livre do bairro Luizote de Freitas, em Uberlândia, Minas Gerais, para conversar com a população mostrando os retrocessos da gestão golpista de Michel Temer. Manifestantes já se concentram na Praça Tubal Vilela, no centro da cidade e tradicional ponto de manifestações.
Versão Clássica
Portal Vermelho: Rua Rego Freitas, 192 – 4º andar. Centro – São Paulo – SP – CEP 01220-010 – Tel.: (11) 3054-1837




