Temer reprime atos nas olimpíadas, mas diz que não é “autoritário”

Enquanto coloca agentes das Forças de Segurança Nacional para reprimir torcedores em eventos das olimpíadas que se manifestam silenciosamente contra o golpe, o presidente provisório Michel Temer (PMDB) afirmou em artigo publicado no Estadão desta terça-feira (9), que sua sua “formação impede gestos autoritários”.

 

Lula Marques

 

“Este escrito se destina a evidenciar que minha conduta se respalda na Constituição federal. Digo mais: minha formação democrática me impede gestos autoritários. Não os praticarei. Esse é o caminho para a consolidação de um sistema participativo que nos levará ao ajuste fiscal necessário, ao crescimento, com o combate ao desemprego, ao desenvolvimento e à paz social, tão desejada pela imensa maioria do povo brasileiro”, disse.

No artigo intitulado “A democracia”, Temer tenta sustentar que o seu governo respeita a Constituição com base na tese de que havendo previsão esá legitimado. Diz ainda que “cabe aos críticos do governo, àqueles que aludem a ‘recuos’, escolher a via que desejam: o autoritarismo, quando não há diálogo, ou a democracia”.

“A minha escolha já está feita. Dela não me desviarei”, disse ele, destacando também que compartilhar o poder igualitariamente com o Legislativo e o Judiciário.

No dia em que o Senado decide sobre o julgamento do impeachment, Temer fez questão de rasgar sedo ao Congresso Nacional ao afirmar que a centralização do presidencialismo no Brasil é histórica, mas nem sempre o Executivo pode tomar decisões de maneira unilateral, sob pena de derrota.

“Vivemos numa democracia. Isso significa que o Legislativo, assim como o Judiciário também governam. O Legislativo não é mero chancelador dos atos do Executivo. Ao contrário. Propõe, sugere, acrescenta, modifica. Nos últimos tempos temos procurado chegar a um consenso sobre a proposta de texto legal com as duas Casas congressuais, a Câmara e o Senado. Estabelecemos diálogo na convicção de que assim se exerce o poder popular descrito na Constituição federal. O exercício do poder unitário, unipessoal só é encontrável nas ditaduras.”

Do Portal Vermelho, com informações de agências

Anúncios

2 comentários

  1. “bye-bye” BRASIL. “Welcome Brazil”! QUE LÁSTIMA.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/08/10/bye-bye-brasil-welcome-brazil-que-lastima/

    “Verdade seja dita: os golpistas, conhecidos como coxinhas, depois trouxinhas, conseguiram detonar com a vontade popular definida conforme a constituição e a legislação eleitoral brasileira. À propósito, detonar com as leis, violá-las, corromper, roubar, sonegar, iludir, manipular é a sua maior competência. Posta em prática, “bye-bye” Brasil. “Welcome Brazil”!

    Assim que é, assim que foi: favas contadas, golpe aplicado. “É MAIS SEXY DO QUE UMA FESTA DE CARNAVAL” como pôde se manifestar um estadunidense há pouco tempo atrás. …”

    MALANDROS, HIPÓCRITAS, TRAIDORES E COVARDES! MALDITOS SEJAM!
    E S C R A – C H I A R
    ESCRA-CHIAR
    NEM TODOS SOMOS DA QUADRILHA!!!
    >> https://www.facebook.com/groups/ESCRACHIAR/

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s