Advogados pela Democracia repudiam ações de Moro e do MPF contra Lula

Juristas do movimento Advogados pela Democracia divulgaram nesta terça-feira (20), no Paraná, nota de repúdio às ações midiáticas do Ministério Público Federal (MPF) em relação À denúncia apresentada pelos procuradores da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

 

Segundo eles, o MPF exagerou ao denunciar Lula sem provas em coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela TV. A nota de repúdio afirma ainda que a apresentação unilateral de hipóteses acusatórias pela grande mídia constituiu a formação de um execrável tribunal de exceção, incompatível com as modernas democracias.

Em entrevista na edição do Seu Jornal, da TVT, Hugo Albuquerque, integrante dos Advogados pela Democracia, classificou a aceitação da denúncia pelo juiz Sérgio Moro como “um absurdo” e “um fato muito triste e lamentável para a democracia brasileira”. Ele afirma que esse caso, somado ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, também contestado pela classe política, aponta para a ruptura da ordem constitucional brasileira, e prevê efeitos devastadores:

“Para o direito de defesa, é uma hecatombe, porque na realidade, se isso acontece com um ex-presidente da República, imagine o efeito disso para a população mais pobre e marginalizada que já sofre, no mínimo, uma má vontade judicial. Em termos mais gerais, suspendeu-se a presunção de inocência para uma parte muito relevante da população brasileira, sendo que o Brasil é um dos países que mais encarcera no mundo.”

Para Albuquerque, o processo contra Lula transcendeu a esfera do direito e transformou-se num fenômeno “muito mais midiático e político”, e alertou: “Só uma mobilização muito firme da sociedade civil é que pode garantir a manutenção do que resta do estado de direito no Brasil.”

Fonte: Rede Brasil Atual

Anúncios

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s