PCdoB é o partido que mais cresce no Maranhão, destaca jornal 


A edição deste sábado (24) do jornal O Imparcial, destacou reportagem apontando, com base em dados da Justiça Eleitoral, o crescimento exponencial do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Maranhão. Segundo O Imparcial, o PCdoB é a legenda com maior número de candidatos em todo o estado, com amplo domínio das candidaturas para prefeitos e vereadores por todo o Maranhão. 

Leia abaixo a reportagem completa e confira os números que apontam o crescimento vertiginoso da sigla:   

Samir Aranha

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já considerando apenas as candidaturas consideradas aptas, demonstram que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) são as agremiações com maior quantitativo de candidatos no Maranhão para as eleições municipais 2016.

Os comunistas concorrem com 1562 nomes, o que representa 8,86% do total de candidaturas no estado. Em sua cola, o PDT apresenta 1.062 nomes, ou 6,62% dos postulantes. Na sequência vem o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 1.049 nomes (5,95%); o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 951 candidatos (5,39%) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB), que lançou 886 candidatos (5,03%). Ao total, foram registradas 17.629 candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Na outra ponta da lista, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Rede Sustentabilidade (REDE) são os com menor quantitativo de postulantes a cargos eletivos. O PSTU lançou 10 candidatos no Maranhão, o que representa 0,06% das candidaturas, o PCB, 46 nomes (0,26%) e o REDE, 162 nomes (0,92%). O NOVO não lançou candidaturas no estado, por não possuir diretório estadual no Maranhão

Prefeituras

O domínio do PCdoB no Maranhão fica ainda evidente quando consideradas apenas as candidaturas a prefeito. São 103 afiliados disputando as chefias dos executivos municipais, o que representa 15,49% dos candidatos em todo o estado.

Dos 665 nomes que disputam as prefeituras, o PSDB é o segundo com mais candidaturas. São 78, ou 11,73% dos postulantes. Em terceiro aparece o PDT, com 59 candidaturas (8,87%), seguido do PMDB, com 47 (7,07%) e do Partido Progressista com 38 candidaturas (5,71%).

Entre os que menos lançaram candidatos figuram o PSTU, com apenas uma candidatura, o PMB, que concorre em duas cidades e PHS, PROS, PRP e PRTB, que concorrem em 4 cidades cada.

Legislativo

Mais uma vez o domínio é do PCdoB. São 1399 candidatos a vereador no estado, o que representa 8,58% do quantitativo geral. O PDT lançou 954 (5,85%); o PSDB 924 (5,67%) e o PMDB 860 (5,28%).

Entre os que menos lançaram postulantes ao legislativo estão o PMB, com 226 candidaturas; o PPL, com 155 nomes; a Rede Sustentabilidade, com 145 candidatos; o PCB, com 36 candidatos e o PSTU, que lançou apenas oito candidatos.

Leia mais

Fonte: O imparcial (com edições) 

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s