Em Olinda (PE), cerca de 260 mil eleitores irão às urnas neste domingo (2), em uma eleição que possui nove candidatos na disputa. Diante de tal pulverização, o segundo turno era esperado desde o início da campanha. Às vésperas do pleito, a dúvida que permanece é sobre quem enfrentará, no dia 30 de outubro, a ex-prefeita e deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que lidera todas as pesquisas. Brigam pelo segundo lugar Antônio Campos (PSB), Izabel Urquiza (PSDB) e Professor Lupécio (SD).
Divulgação
Na última sondagem, divulgada no dia 17 deste mês pelo Ipespe, Luciana Santos (PCdoB) tinha 23% das intenções de votos. Em seguida, aparecia Antônio Campos (PSB) com 16%. Logo atrás, em empate técnico, vinha Izabel Urquiza (PSDB), que somou 15%. Professor Lupécio figurava com 10%.
Na cidade governada pelo PCdoB por quase 16 anos consecutivos, a gestão de Luciana – presidenta nacional do partido – foi aprovada pela população de 380 mil habitantes (dados do Censo 2010). Tanto é assim que ela conseguiu eleger seu sucessor, Renildo Calheiros, em 2008 e 2012.
Antonio Campos é neto de Miguel Arraes e irmão de Eduardo Campos – ambos ex-governadores – e disputa pela primeira vez um cargo público. Já Izabel Urquisa, filha da ex-prefeita de Olinda Jacilda Urquisa e do ex-deputado estadual Hélio Urquisa, ficou em segundo lugar na eleição de 2012. Lupécio, por sua vez, foi vereador por dois mandatos e elegeu-se deputado estadual em 2014. Pela primeira vez concorre a cargo majoritário.
Outros dois deputados disputam a Prefeitura de Olinda. No quarto mandato na Assembleia, a professora Teresa Leitão (PT) aparecia na pesquisa com 3%, enquanto o empresário Ricardo Costa (PMDB), que está na primeira legislatura, somava com 2%. O advogado Jesualdo Campos (PSOL) tinha 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos representaram 15% na pesquisa. Não sabiam ou não responderam totalizam 14%.
Do Portal Vermelho, com agências
