Maranhão promove Caravana Estudantil e empolga alunos

A largada da Caravana foi dada no ginásio poliesportivo do Liceu Maranhense, empolgando centenas de alunos da Rede Pública Estadual, como a estudante Sara Freitas. Ela é presidente do grêmio estudantil da escola estadual Vicente Maia.

 

Lauro Vasconcelos/Seduc

Atividades desenvolvidas pela Caravana EstudantilAtividades desenvolvidas pela Caravana Estudantil

“A caravana estudantil é um projeto muito importante para nós. Ela serve para conhecermos a realidade de outras escolas, o que a escola hoje em dia está precisando. A caravana surgiu para unir o colegiado escolar e nos ajudar, pois teremos experiência não só sobre a realidade de nossa escola, mas de outras também”, disse.

“É a primeira vez que um governo volta seus olhos para os estudantes e a caravana será uma oportunidade ímpar para que o jovem se empodere e possa dialogar, reivindicar e propor melhorias para a escola de acordo com aquilo que pensa. É muito interessante porque o governo está valorizando a juventude. Aqui temos uma série de atividades que ampliam nosso conhecimento e estimula o protagonismo juvenil. É movimento de suma importância para a juventude maranhense”. disse Hugo Cruvel, estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, que participou do lançamento da Caravana Estudantil, na última quarta-feira (5).

Com o tema a ‘Juventude do Maranhão pede Passagem’, a caravana percorrerá diversos municípios maranhenses, visando chegar ao maior número possível de estudantes de Ensino Médio, matriculados na rede estadual. Durante dois meses, a caravana levará às escolas públicas oficinas, palestras, atividades culturais e esportivas, e roda de conversas que oportunizem, ainda mais, o debate sobre temas importantes, e incentivam o protagonismo dos estudantes na construção de uma escola democrática, que estimula e forma cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos.

O que o Governo do Estado almeja é que a escola seja um espaço de cidadania, estimulando a criatividade e criticidade dos estudantes, para que possamos juntos [governo e estudantes] construir uma escola de qualidade”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a caravana é uma ação do governo Flávio Dino para estimular o protagonismo juvenil nas escolas.

Durante todo o mês de outubro, a caravana percorrerá diversas escolas da região metropolitana de São Luís e, a partir de novembro, chegará às demais Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

“O protagonismo juvenil é muito importante e a gente precisa dessa contribuição para mudar esse país”, disse o rapper Flávio Renegado, durante o lançamento da caravana.

Fonte: Portal do Maranhão

Anúncios

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s