60% dos brasileiros são contra a PEC de Temer, diz Datafolha


Levantamento feito pelo Instituto Datafolha, publicado nesta terça-feira (13) pela Folha de S. Paulo, aponta que 60% dos brasileiros são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 de Michel Temer, que congela os investimentos públicos por 20 anos. Dos entrevistados, apenas 24% são a favor da medida, 4% se disseram indiferentes e 12% não souberam responder.

 

Midia Ninja

 

No domingo (11), o instituto divulgou pesquisa que mostra que 63% dos entrevistados querem a renúncia de Michel Temer ainda em 2016 para que possam ser convocadas novas eleições diretas para presidente.

A PEC, que é prioridade de Temer, deve ser votada pelo plenário do Senado nesta terça-feira (13) em segundo turno. A proposta foi apresentada pelo governo para solucionar a crise, mas coloca o ônus na conta da população mais pobre, já que vai limitar gastos em área essenciais, como saúde e educação, por exemplo.

De acordo com a pesquisa, a desaprovação à PEC é maior na faixa etária entre 16 e 24 anos. Nesse grupo, a rejeição chega a 65%. Entre os maiores de 60 anos, 47% desaprovam a PEC.

No recorte por escolaridade, a desaprovação ao teto de gastos é maior entre os que têm nível superior, 68%. Entre os que têm o ensino fundamental, a rejeição ao texto é de 60%.

O Datafolha também verificou que a desaprovação à PEC é maior entre os que ganham menos. 60% para quem ganha até dois salários mínimos e 62% para quem ganha de dois até cinco salários mínimos.

Desempenho do Congresso

Outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) trata sobre a avaliação dos brasileiros sobre o Congresso Nacional. Segundo o instituto, o índice de rejeição atingiu recorde.

De acordo com o instituto, 58% da população consideram ruim ou péssima a atuação dos deputados e senadores. Segundo o instituto, é a maior rejeição desde setembro de 1993, que foi de 56%.

A taxa de desaprovação é maior entre quem tem ensino superior e entre aqueles que possuem renda entre cinco e dez salários mínimos: 74% e 73%, respectivamente.

A pesquisa reforçou que os brasileiro consideram a democracia o melhor sistema de governo – 62% dos entrevistados, sendo a mesma taxa de julho de 2016.

O levantamento também apontou o posicionamento no espectro político. Dos entrevistados, 24% se posicionam como centro, 20% como sendo de direita e 15% como sendo de esquerda. Centro-esquerda e centro-direita foram escolhidos por 11% cada e 19% afirmaram não saber.

O índice dos declarados de direita é maior entre aqueles com até dez salários mínimos: 20%, contra 15% da parcela mais rica. Na esquerda, as maiores taxas então nas pontas: 16% para aqueles com até dois salários mínimos e para aqueles com mais de dez.

Do Portal Vermelho, com informações de agências

Anúncios

Um comentário

  1. “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”: AINDA HÁ QUEM ACREDITE NESTA QUADRILHA?
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/13/corruptos-mas-integros-ainda-ha-quem-acredite-nesta-quadrilha/

    “ESTES CARAS SÃO OS SENADORES DENUNCIADOS PELA ODERBRECHT NA TAL LAVA JATO QUE SÓ PRENDE PETISTAS.

    ESTES CARAS VÃO VOTAR, MAIS HOJE, MAIS AMANHÃ, NA CALADA DA NOITE, A PEC55, A TAL PEC QUE VAI FODER TODO MUNDO.

    E AÍ, MEU POVÃO, VOCÊS ESTÃO ENTENDENDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO? ESTÃO ENTENDENDO O QUE ESTÁ EM JOGO?

    AINDA NÃO ENTENDEU?

    ENTÃO VOU SER CLARO, ESTES CARAS AÍ, A QUADRILHA CORRUPTA QUE ASSOLA O BRASIL E TRANSFORMOU NOSSO PAÍS NUM PUTEIRO VAI COMER O SEU RABO E LIMPAR NA CORTINA DE SUA CASA. ENTENDEU AGORA?

    VOCÊ VAI TOMAR UMA NABA DAQUELAS… HÁ QUEM GOSTE, MAS ACHO QUE NESTE CASO NINGUÉM VAI GOSTAR DE DORMIR E ACORDAR COM UM PÉ DE MESA ENFIADO NO JILÓ!

    ENTENDEU AGORA?”

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s