Mujica denuncia as contradições neoliberais e defende soluções globais

Em sua mais recente videocoluna, José Pepe Mujica denuncia as contradições do neoliberalismo que invadiu o mundo atravessando fronteiras “para reduzir custos” e multiplicar paraísos fiscais e hoje se depara com “soluções” ultranacionalistas baseadas em campanhas contra imigrante.

 

Revista Fórum

Mujica defende "políticas globais e justiça para toda a terra"

Mujica defende “políticas globais e justiça para toda a terra”

Diante desta cenário, Mujica propõe “soluções globais”. Para ele, este é o momento de se implementar políticas de proteção à vida humana em todo o mundo, a fim de melhorar a vida das pessoas, garantir boas condições emprego, salários justos e bem estar social.

Enquanto o discurso de globalização do mercado pressiona “principalmente os países subdesenvolvidos”, cria mecanismos para reduzir impostos e amplia os paraísos fiscais, neste mesmo instante, “por não atender as necessidades da classe média, surgem as condições políticas para que muita gente apoie a mentira de créditos hipernacionalistas e protecionistas. [É] uma nova manobra de concentração de riqueza, mas em escala nacional. Justo no momento que o mundo está precisando globalizar a justiça, ter salários mínimos compatíveis no mundo inteiro, ter sistemas de câmbio parecidos no mundo inteiro, precisamos de políticas globais”, defende o ex-presidente e atual senador uruguaio.

Assista ao vídeo na íntegra:

 

Do Portal Vermelho, com DW

Anúncios

2 comentários

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s