Golpe derrubou investimentos da indústria: pior resultado em 6 anos


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) – que apoiou o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff – anunciou, nesta quarta (8), que apenas 67% das grandes indústrias instaladas no Brasil investiram em 2016.  Trata-se do percentual mais baixo desde 2010. E, segundo a entidade, o índice ruim deve se repetir 2017.

 

 

 

De acordo com a pesquisa Investimentos na Indústria, divulgada pela CNI, entre as empresas que tinham planos de investimento para 2016, 40% fizeram os projetos como planejado, 41% os realizaram apenas parcialmente, 9% adiaram o investimento para este ano e 10% cancelaram ou suspenderam por tempo indeterminado.

Segundo a CNI, em 2016, terceiro ano de queda nos investimentos, “a demanda permaneceu baixa, o acesso ao crédito continuou desafiador e a ociosidade terminou o ano passado em nível recorde”.

Mas a incerteza econômica – alimentada pela instabilidade política – foi o motivo apontado com mais frequência para a frustração dos planos de investimentos, com 80% das menções dos empresários consultados. Em seguida, com 54% das respostas, foi citada a reavaliação da demanda e ociosidade elevada. Por fim, em terceiro lugar, com 39% das menções, ficou o custo dos financiamentos.

A CNI – que se uniu às forças que insulflaram a crise política brasileira – não aponta mudanças no horizonte. “Não se espera reversão deste quadro de crise em 2017. O percentual de empresas que pretendem investir em 2017 é 67%”, diz o relatório apresentado pela entidade.

O levantamento da Confederação foi feito entre 21 de novembro e 9 de dezembro de 2016, com 584 empresas de grande, que têm 250 ou mais empregados. Em 2015, o índice empresas que investiram era de 74%.

Do Portal Vermelho, com agências

Anúncios

2 comentários

  1. Assim é. País sem pudor! TERIA SIDO UM GOLPE? TERIA SIDO UM GOLPE COMANDADO PELOS PODERES DA REPÚBLICA, SOB DOGMAS DOS PODEROSOS MULTI-NACIONAIS E GOVERNOS EXTERNOS?
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/01/05/assim-e-pais-sem-pudor-teria-sido-um-golpe-teria-sido-um-golpe-comandado-pelos-poderes-da-republica-sob-comando-dos-poderosos-internacionais/

    “TERIA SIDO UM GOLPE? TERIA SIDO UM GOLPE COMANDADO PELOS PODERES DA REPÚBLICA, SOB DOGMAS E PATROCÍNIO DOS PODEROSOS MULTI-NACIONAIS E GOVERNOS EXTERNOS?

    O que você acha? Você ainda tem dúvidas?
    Não as tem? Está convencido de que foi um golpe? Está convencido de que não foi um golpe?
    Em qualquer dos dois casos pouco ou, no segundo caso, nada esta crônica poderá acrescentar. …”

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s