Governo fecha unidades do Farmácia Popular e já planeja extinção

O programa símbolo na área de saúde, o Farmácia Popular, entrou no pacote de extinções do governo de Michel Temer (PMDB), que anunciou que pretende extinguir as unidades próprias, mantidas com recursos do Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios para manter apenas a rede de farmácias particulares credenciadas.

 

Agência Câmara

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), denunciou o desmonte do Estado Social brasileiro na tribuna da Câmara

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), denunciou o desmonte do Estado Social brasileiro na tribuna da Câmara

A líder do PCdoB no Câmara, deputada Alice Portugal (BA), ocupou a tribuna para denunciar o desmonte do Estado social brasileiro provocado pelo governo golpista. Ela repudiou a decisão do governo presidente ilegítimo, Michel Temer, de extinguir o programa.

“Como farmacêutica que sou não posse me calar. Vão acabar com o programa Farmácia Popular que já beneficia mais de 39 mil pessoas que usam medicamento de uso contínuo, como hipertensão, diabetes e problemas relacionados à doenças crônicas. Infelizmente, o Brasil vê uma cascata de prejuízos em relação aos direitos sociais, aos direitos trabalhistas e a sua soberania. Isso é a alma do golpe”, afirmou a deputada, se referindo às reformas da Previdência e Trabalhista.

Segundo o governo, o modelo de unidades próprias é dispendioso e pouco eficaz. Criado em 2004, o programa mantém 423 unidades próprias de farmácias, distribuídas em 24 municípios, que custaram no ano passado R$ 90 milhões.

Entre os medicamento oferecidos pelo programa, estão 112 remédios para tratar hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, enxaqueca, queimaduras e inflamações, por exemplo, além dos anticoncepcionais. A única condição necessária é apresentar a receita médica ou odontológica. Nas unidades próprias, pacientes pagam o equivalente a 10% do valor do medicamento.

Apesar da demanda por parte da população por medicamentos, o governo argumenta que a maior parte dos recursos é destinada para a manutenção do sistema. Apenas R$ 12 milhões envolveram efetivamente a compra de remédios, realizada e coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz.

O governo também afirma que em muitos Estados o funcionamento está em desuso. Na Bahia, por exemplo, o Farmácia Popular funciona apenas com as unidades de farmácias particulares, credenciadas no programa.

O governo diz que ainda está estudando o assunto, mas na prática, somente este ano, mais cinco unidades foram fechadas. Desde dezembro, foram fechadas na capital Paulista sete unidades do programa, restando apenas cinco em toda a cidade.

Foram fechadas as unidades da Freguesia do Ó (zona norte), da Mooca (zona leste), da Sé (centro), do Campo Limpo, do Ipiranga, de Santo Amaro e da Capela do Socorro (as quatro últimas da zona sul).

Segundo o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz, a Prefeitura de São Paulo, responsável pelas despesas dos imóveis onde funcionavam as farmácias, solicitou o fechamento das unidades.

O governo não apresentou uma proposta para substituir o programa. Mas o lobby é para que as farmácias próprias sejam extintas e seja firmado um contrato com farmácias do setor privado.

Do Portal Vermelho, com informações de agências

Anúncios

3 comentários

  1. APENAS PARA LEMBRAR: O ITINERÁRIO DE UM DESASTRE – 45 ESCÂNDALOS DA ERA FHC
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/04/apenas-para-lembrar-o-itinerario-de-um-desastre-45-escandalos-da-era-fhc/

    “45 MOTIVOS PODEM BASTAR? PARA ALGUNS, TROUXINHAS GOLPISTAS E TRAIDORES NÃO BASTARÃO, COM CERTEZA!
    LÁ VEM O BRASIL DESCENDO A LADEIRA… E LÁ VEM O BRASIL, DESCENDO A LADEIRA…

    … MINHA CONCLUSÃO DE HOJE: É SIM UM FLA x FLU. É A LUTA DOS POBRES CONTRA OS RICOS E ENDINHEIRADOS.

    E, A MEU JUÍZO, HOJE O PT É O PARTIDO QUE MAIS SE APROXIMA DOS POBRES ENQUANTO OS DEMAIS – PSDB, DEM, PMDB, PSOL, PP, PDOCARAI A QUATRO, … – SE ALINHAM AOS ENDINHEIRADOS.

    LOGO, ESTOU COM O PT E NÃO ABRO!
    NÃO TENHAM DÚVIDA, SEU DIA CHEGARÁ, E PODEM STAR CERTOS DE UMA COISA, SERÁ BEM ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA, ANTES DO QUE VOCÊS PENSAM.

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s