PCdoB-BA realiza debate sobre novas táticas de estruturação partidária


O Comitê Estadual do PCdoB promoveu, neste sábado (11/03), em Salvador, o lançamento na Bahia da Campanha Nacional de Estruturação Partidária, que busca discutir novas táticas de atuação política, diante das transformações do atual momento. Além dos quadros estaduais, também participaram os dirigentes nacionais Renato Rabelo (Fundação Maurício Grabois) e Ricardo Abreu ‘Alemão’ (Secretaria de Organização).

No Hotel Vilamar, em Amaralina, onde aconteceu o evento, o PCdoB reuniu mais de 350 militantes, de 72 municípios do estado. O evento também foi transmitido pela internet, através da página do partido no Facebook, e, durante as intervenções de Renato Rabelo e Ricardo Abreu, pela manhã, a rede social registrou mais de 2.300 visualizações.

Ao abrir o encontro, o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, explicou que a atividade é importante para que o partido reflita e readeque a atuação, “no novo quadro político pós-golpe”. Segundo ele, é preciso reagir à atual fase de grave retração econômica no país e do estabelecimento de uma “agenda de aprofundamento do modelo liberal”, a partir das reformas previdenciária e trabalhista, e da limitação dos gastos públicos, por exemplo.

“Essas ações (crise econômica e agenda liberal) exigem do partido uma nova postura política, de enfrentamento, e uma ação interna para aperfeiçoar o nosso funcionamento e a nossa atuação, para enfrentarmos o difícil momento que vivemos”, explicou o presidente.

Renato Rabelo, quadro histórico e ex-presidente nacional do PCdoB, abriu os debates, no turno da manhã, com uma discussão sobre o cenário mundial de crise para a esquerda, e os reflexos na política brasileira, a partir do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ao se dirigir à militância, Renato defendeu que, neste momento, resistência e luta de ideias são caminhos fundamentais.

“Nós vivemos uma situação excepcional e precisamos compreender, debatendo, o que se passa em nosso país. O nosso partido se preocupa com o futuro desta nação. Nós vivemos um retrocesso. Demos passos importantes, mas, agora, demos marcha ré. Por isso, precisamos discutir as perspectivas para o Brasil e o que nós, comunistas, vamos fazer agora”, afirmou o ex-presidente nacional do PCdoB.

Em seguida, Ricardo Abreu trouxe reflexões sobre os desafios da organização partidária e caminhos para superá-los. Além dos debates sobre o novo fenômeno político, o PCdoB também elaborou tarefas, gerais e específicas, com prazos definidos, para garantir o fortalecimento da atuação do partido na Bahia.

A secretária estadual de Organização, Daniele Costa, apresentou à militância as tarefas, que são relacionadas, principalmente, a mudanças em frentes estratégicas para o partido, como organização, comunicação, formação e finanças. No turno da tarde, foram divididos grupos específicos de discussão, a partir das microrregiões onde os municípios estão localizados, para debates sobre as demandas regionais.

O Encontro de Estruturação foi finalizado no final da tarde, com um ato político, que contou com a presença dos deputados estaduais e federais do PCdoB, dos quadros do partido que atuam em gestões públicas e de lideranças dos movimentos sociais.

Fonte: http://www.pcdobba.org.br/pcdob-ba-realiza-debate-sobre-novas-taticas-de-estruturacao-partidaria/

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s