Prefeitura de São Luís recebe visita da Delegação chinesa da cidade de Wuhan no Palácio La Ravardière


O prefeito Edivaldo Holanda Junior e membros do seu secretariado municipal receberam, no dia 10 de março, a delegação do governo municipal de Wuhan/ China. A comitiva veio liderada pelo Sr. Long Zhengcai, Vice-Presidente Executivo do Governo Popular Municipal de Wuhan. O intuito da visita da delegação chinesa foi estreitar os laços diplomáticos e trocar informações sobre o progresso do relacionamento entre as cidades-irmãs.O relacionamento entre São Luís e Wuhan iniciou-se no ano de 2015. A partir de então, dois acordos foram assinados com a cidade de Wuhan. O primeiro acordo foi assinado em 29 de abril de 2015 e estabeleceu o relacionamento de cidades-irmãs, visando melhorar a compreensão e promover o desenvolvimento social mútuo. O segundo acordo foi assinado no dia 21 de janeiro de 2016 e tratou-se de um Memorando de Cooperação com o objetivo de reforçar a amizade e colaboração entre as duas cidades, principalmente nas áreas de educação, esporte e portuária.

 


Dando prosseguimento à visita, os integrantes da comitiva participaram de um almoço com o vice-prefeito Júlio Pinheiro, a Secretária de Articulação Institucional, Ana Paula Moura Rodrigues; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Cursino Moreira; o Presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, José Aquiles Andrade; a Secretária de Turismo, Socorro Araújo; representantes de quatro instituições de ensino do Maranhão: UFMA, UEMA, UNDB, CEUMA; além de integrantes da Associação Comercial do Maranhão – ACM e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA; juntamente com empresários da indústria e do comércio do Maranhão. O almoço foi marcado pelo entusiasmo em trocar experiências nas áreas comerciais e industriais, bem como na área educacional.

A ação internacional de Cidades-Irmãs da Prefeitura de São Luís é coordenada pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional em parceria com outras Secretarias. A Secretária Ana Paula Moura Rodrigues, destacou alguns frutos dessa parceria. Na área cultural/educacional foram realizados dois importantes movimentos que irão proporcionar um intercâmbio cultural entre as duas cidades.

O primeiro foi a parceria entre a prefeitura de São Luís, o estado do Maranhão, a UFMA e a Universidade de Hubei, com sede na cidade de Wuhan, para implantação de uma unidade do Instituto Confúcio na cidade de São Luís, dando oportunidade para que jovens estudantes da rede pública municipal e estadual aprendam a língua e a cultura chinesa. O Instituto Confúcio é uma entidade sem fins lucrativos estabelecida pelo governo chinês com o objetivo de promover o ensino da língua chinesa, bem como difundir a cultura e os costumes chineses ao redor do mundo.

O segundo movimento foi um convite por parte do Governo Popular Municipal de Wuhan para que estudantes da rede pública municipal de São Luís participem do Acampamento de Verão de Amizade Internacional da Cidade de Wuhan que será realizado entre os dias 19 a 30 junho de 2017. Durante a estadia em Wuhan, os alunos irão estudar na Universidade Jianghan em dias úteis e nos fins de semana, viverão com famílias de Wuhan.

Na área do esporte, recebemos dois convites dos nossos parceiros chineses, nas modalidades aquáticas e futebol. E no setor portuário, os presidentes do Porto do Itaqui, em São Luís, e o Wuhan New Port, em Wuhan, passaram a trocar correspondências e estudar possibilidades de cooperação nas áreas de operação portuária, gestão e infraestrutura.

À tarde, a delegação se encontrou com o vice-governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, onde discutiram sobre os investimentos chineses no estado, inclusive sobre os investimentos que serão recebidos com a implementação da siderúrgica chinesa CBSteel na cidade maranhense de Bacabeira.

 

Sobre Wuhan

Wuhan fica localizada na China central e possui extrema importância logística para o país, devido a essa localização geográfica. A cidade possui 10 milhões de habitantes e é composta por 4 zonas econômicas: distrito portuário, zona aeroportuária, a zona automobilística e o Grand Optical Valley, considerada a área de avanços tecnológicos da cidade. O PIB de Wuhan é de 62 bilhões ao ano, com taxas de crescimento em torno dos 9% ao ano. A movimentação anual do porto fluvial da cidade gira em torno de 45 milhões de toneladas por ano e é o segundo maior Porto do país. Juntamente com a malha ferroviária, que se distribui por todo o país, Wuhan é considerada o centro logístico do país. Aliado a isso, Wuhan possui o quarto maior parque industrial da China, com produção anual avaliada em 115 bilhões de dólares. A cidade também possui um grande centro científico de pesquisa, com 84 universidades (duas delas entre as melhores do país), 101 institutos de pesquisa e mais de 1 milhão de universitários.

Parcerias Internacionais

Além da cidade chinesa, São Luís também assinou acordo de Cidades-Irmãs com a cidade de Hue, no Vietnã e a cidade de Tramonti, na Itália. E está caminhando para assinar o acordo com as duas cidades francesas que fundaram São Luís, Saint-Malo e Cancale. Esses acordos de Cidades-Irmãs têm como objetivo a implementação de relações e mecanismos que permitam o intercâmbio de experiências e conhecimento em nível econômico, social, educacional, cultural, dentre outros, através dos quais, as cidades estabelecem laços de cooperação.

Anúncios

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s