PCdoB saúda vitória da democracia venezuelana no plebiscito

 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou, nesta segunda-feira (31), uma nota dirigida ao presidente Nicolás Maduro Moros, cumprimentando o governo e o povo da República Bolivariana da Venezuela pela brilhante vitória alcançada no plebiscito deste domingo (30). Leia a íntegra.

Ao Presidente Nicolás Maduro Moros
Ao Governo da República Bolivariana da Venezuela

O Partido Comunista do Brasil saúda o povo venezuelano, o Presidente Nicolás Maduro e o Governo da República Bolivariana da Venezuela pela vitória conquistada no dia 30 de julho com a eleição da Assembleia Nacional Constituinte.

Nada menos que 8.089.320 eleitores sufragaram os candidatos, resultando na eleição de 537 constituintes, num processo legítimo, realizado em plena transparência, sob garantias constitucionais e de segurança pública, que permitiu a milhões de pessoas se mobilizarem para cumprir seu dever cívico e patriótico.

A forte participação popular foi a maior demonstração que o povo venezuelano deu de que não se intimida com as provocações, agressões e ameaças de golpe e intervenção, próprias da guerra não convencional protagonizada pela extrema direita, o imperialismo estadunidense, a mídia monopolizada e governos reacionários. É sinal da força do povo, de sua capacidade de resistência e luta.

Com a eleição da Assembleia Nacional Constituinte, o povo venezuelano cria um instrumento válido para promover o diálogo nacional, alcançar a paz e a estabilidade política, seguir adiante nos seus esforços para trilhar o caminho do desenvolvimento econômico e progresso social e continuar posicionando a Venezuela como país abandeirado da integração regional e da união dos povos latino-americanos e caribenhos.

Ao saudar a vitória do povo venezuelano, rechaçamos a posição hostil defendida pelo governo golpista de Michel Temer, que representa um apoio às tentativas de golpe de Estado e intervenção estrangeira, numa atitude de seguidismo das posições do imperialismo estadunidense, em franca contradição com a Constituição da República Federativa do Brasil.

O Partido Comunista do Brasil reitera seu desejo e esforços para que se fortaleçam a solidariedade e a amizade fraterna entre os povos brasileiro e venezuelano.

São Paulo, 31 de julho de 2017

O Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil

Anúncios

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s