“Minas é o coração do Brasil”


O embaixador da República Socialista do Vietnã, senhor Do Ba Khoa, esteve em visita oficial ao Estado de Minas Gerais no dia 20 de outubro último. Nesta ocasião, teve a oportunidade de realizar um encontro muito produtivo com o governador do Estado, senhor Fernando Pimentel, acompanhado da deputada federal Jô Moraes, PCdoB/MG. Desta forma foi possível dar continuidade a um importante processo de cooperação e amizade entre os Governos de Minas e do Vietnã, já que o embaixador anterior ao senhor Do Ba Khoa havia estabelecido as bases desta cooperação com o próprio governador Pimentel em momento anterior.

“Minas é o coração do Brasil”, disse o governador, completando que “quem conhece o Estado de Minas Gerais conhece o Brasil”. O governador Pimentel desde a sua juventude soube admirar o espírito de resistência popular e nacional do povo vietnamita, quando acompanhava pari passu os eventos diários da grande guerra de libertação do Vietnã da ocupação imperialista norte-americana. Assim o governador se colocou à disposição de fortalecer os laços de cooperação e solidariedade entre os brasileiros de Minas Gerais e o povo vietnamita, como parceiros avançados na Ásia, tendo em vista as características semelhantes das respectivas economias e hábitos de comportamento.

O embaixador Do Ba Khoa relatou de sua parte que o Vietnã nestas ultimas 3 décadas vem crescendo sua economia a ritmo muito forte, acima de 6,5% do PIB a cada ano, e desta maneira conseguiu implementar as metas do Milênio estabelecidas pelas Nações Unidas – fazendo com que o índice que era de 56% da população que vivia abaixo da linha da pobreza se reduzisse para apenas 6% nos dias atuais. O embaixador também destacou que os dois principais pilares deste esforço de reconstrução após várias guerras de libertação nacional — contra os invasores japoneses, os colonialistas franceses e o imperialismo estadunidense — são a Unidade Nacional em torno dos objetivos de seu projeto nacional de desenvolvimento e a solidariedade internacional na consecução destes objetivos. O embaixador lembrou, nesta hora, o importante apoio que o Vietnã recebeu dos movimentos populares e progressistas no Brasil durante a guerra que se prolongou de 1965 ao final de 1975. O próprio governador Pimentel registrou o quanto foi presente em sua militância política a solidariedade à luta do povo vietnamita pela soberania nacional e pela unidade territorial desse país do sudeste asiático.

Participaram deste encontro no Palácio da Liberdade o senhor Marco Antônio Rezende Teixeira da Secretaria da Casa Civil de Relações Internacionais, a senhora Mariah Brochado, da Secretaria de Estado Adjunta da Casa Civil e R. I.,o senhor Marco Antônio Castelo Branco presidente da CODEMIG, o senhor Ângelo Oswaldo, secretário de Estado da Cultura, o senhor Consul da Bulgária, Renato Rousseff, o presidente da Abraviet MG, senhor Zito Vieira e o secretário geral da Abraviet, Pedro de Oliveira, além do assessor do embaixador, senhor Nguyen Dung.

Antes do encontro com o governador Fernando Pimentel a delegação vietnamita realizou reunião de trabalho com vários secretários de Estado do governo mineiro, como o Secretário da Cultura, a Secretária adjunta da Casa Civil, o secretário do Turismo do Estado. Foi possível assim estabelecer contatos diretos e traçar diretrizes para uma cooperação efetiva dos órgãos executivos do Estado de Minas Gerais e o Governo vietnamita através de seu embaixador no Brasil. Da mesma forma foi realizada uma reunião com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a FIEMG. A representação desta instituição do empresariado mineiro esteve a cargo do senhor Paulo Brant, superintendente Executivo de Relações Institucionais da FIEMG e do vice-presidente o senhor Carlos Mário de Moraes.

Fotos: Pedro Colombini Delpino

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s