Leci Brandão: Alô comunidade!


Certa vez, o poetinha Vinícius de Moraes disse que “São Paulo é o túmulo do samba!”. A famosa frase contribuiu, durante muito tempo, para a construção de uma imagem de São Paulo como um dos poucos lugares do país onde o gênero não havia fincado raízes. Na época, percorrendo os barracões das escolas de samba e conhecendo as comunidades, considerei que o samba paulista merecia uma retratação e, com todo respeito ao poeta, gravei “Me Perdoa Poeta”.

Sou carioca, nascida em Madureira e fui a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, minha escola do coração. Minha relação com o samba, com o Carnaval e com as escolas de samba e suas comunidades se confunde com a minha história de vida.

Leci canta “Me Perdôa Poeta”

Assim como eu, milhões de cidadãos pelo país afora também vivem o samba e o Carnaval muito além do glamour dos desfiles e das fantasias. E são justamente essas pessoas que fazem essa festa e a mantém viva, em constante transformação e, ao mesmo tempo, guardando sua essência e tradição.

Muito se fala sobre o samba e o Carnaval como expressões fundamentais da cultura brasileira, mas o reconhecimento às pessoas que constroem cotidianamente essa cultura está muito aquém de toda a importância que lhe é atribuída.

Em São Paulo, assim como em outros estados, essa realidade não é diferente. Por isso, valorizar o trabalho dessas pessoas, que são as verdadeiras celebridades do Carnaval e do samba, é uma obrigação de todos aqueles que têm compromisso com a cultura em nosso país.

“Alô Comunidade!” é o nome da série de vídeos em que nós apresentamos os enredos das escolas de samba paulistas do grupo especial do carnaval 2018. Falar sobre a Comunidade, o que esta festa popular expressa de melhor, é sempre uma honra para mim! Tenho o maior prazer de falar sobre o carnaval, isso me faz muito feliz mesmo e espero que o nosso povo goste. Fizemos tudo com muito carinho e simplicidade. Espero que tenham gostado! Inscreva-se no nosso canal, Leci Brandão Oficial, marque o “sininho” para receber o aviso de novos vídeos, mande suas sugestões e obrigada por terem nos acompanhado.

Bom carnaval!!

Leci Brandão canta “Me Perdoa Poeta” em versão acústica (Alô Comunidade!)

Assista a série completa do ‘Alô Comunidade’ aqui!

Com informações do Portal Vermelho e colaborações de: Toni C., PH do Cavaco, Juliano Souza, Vinícius Costa, Marcivan Barreto, Alexandre Battel, Carina Gomes Franco, Roberto de Oliveira, Daniel N. Faria, Demétrios dos Santos, Carla Carneiro do Nascimento e Luciana Macedo gravado na sede da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Carlos Rodrigues disse:

    Minha querida sambista Leci Brandão, não esperava outra postura e atitude de sua parte: valorizar e prestigiar os que se desdobram e doam seu tempo e criatividade para manter sempre erguida, a bandeira do SAMBA PAULISTA e PAULISTANO… Saudações Socialistas.

    Carlito Rodrigues.

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s