PCdoB/RJ oficializa pré-candidato a governador


Neste sábado, 24 de março, o PCdoB-RJ promoveu o lançamento oficial da pré-candidatura de Leonado Giordano ao Governo do Rio de Janeiro. O ato, que também foi em comemoração aos 96 anos do Partido Comunista do Brasil, contou com a presença de diversas lideranças políticas do estado e do país, além de militantes e dirigentes comunistas de diversos municípios do estado.

O ato foi iniciado e coordenado pela arquiteta Tayná de Paula, pela dirigente da UJS, Tayná Paolino, e pela presidente do Conselho LGBT de Niterói e representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais, Bruna Benevides.

O presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, lembrou da história de luta do Partido e de sua militância e, também, fez questão de saudar os presentes, destacando a importância da unidade das forças progressitas. De acordo com o líder comunista: “É essencial a unidade das forças populares e progressistas para a construção de uma sociedade mais justa”.

Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, também esteve presente no ato e ressaltou a importância da unidade, questão que também foi ressaltada por José Bonifacio, presidente estadual do PDT. De acordo com Neves:

“É necessário construir justamente o que o PCdoB está propondo que é construir uma Frente Ampla para derrotar a direita e a extrema-direira”.

O senador do PT, Lindberg Farias, falou sobre o momento histórico que estamos vivendo e destacou que: “O pacto da década de 1980 foi quebrado (…) Estamos em uma encruzilhada histórica e temos que retomar a democracia”.

Bemvindo Sequeira, ator e Secretário Estadual de Cultura do PCdoB, fez uma intervenção e destacou a importância da militância de Giordano pela Cultura.

Na sequência, aconteceu uma homenagem à vereadora do PSOL, Marielle Franco, assassinada brutalmente nesse mês no Rio de Janeiro. A arquiteta Tayná de Paula falou em homenagem à Marielle e afirmou que: “Essa mulher provava viva e vai provar após a morte que nós não vamos voltar pra senzala, não vamos voltar pro armário e que as mulheres não vão voltar para a submissão (…) Não vamos permitir que a Marielle fique naquele caixão silenciada”.

Waldeck Carneiro, deputado estadual do PT, esteve presente e reforçou a importância da unidade e do PCdoB e da UJS na luta democrática. Celso Amorim (PT), ex-ministro das relações exteriores, também compareceu ao ato e fez questão de dizer que:

“Minha presença aqui hoje também é no sentido da busca pela nossa unidade, por um Frente Ampla, uma frente realmente unida (…) Temos que discutir juntos e estar juntos”.

Joaquim Pinheiro, Quima, representando o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) salientou que: “Nossa aliança com PCdoB é de longa data, temos uma relação de muito companheirismo. Para nós é uma honra estar presente aqui e fazer parte dessa família comunista de vocês”.

A União da Juventude Socialista (UJS) realizou um jogral em homenagem aos 96 anos do Partido e à luta histórica dos comunistas no Brasil e no mundo.

A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) não pode estar presente mas, através de um vídeo, falou em apoio a Leonardo e ressaltou a empolgação com a candidatura do Partido ao governo do Rio “para resgatar ao povo fluminense  alegria e a felicidade”.

Manuela D’Ávila, pré-candidata do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à presidência da República, também por meio de um vídeo, afirmou que: “a pré-candidatura do Leo Giordano é uma alternativa ao medo, é a alternativa para que Rio saia da crise e garanta direitos e dignidade ao seu povo”.

O vereador comunista de São Gonçalo, Professor Paulo, em nome da bancada de vereadores do PCdoB, também fez uma intervenção e reafirmou o apoio à candidatura de Giordano e à unidade da esquerda em todo estado.

Ricardo Abreu Alemão, Secretário Nacional de Organização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), compareceu ao ato representando a Direção Nacional do Partido e disse que:

“Esse ato hoje simboliza a unidade, o que é muito importante (…) Como dizia João Amazonas, a unidade é a bandeira da esperança (…) A saída para a crise é a Frente Ampla e a unidade do povo para enfrentar essa ofensiva conservadora”.

Jandira Feghali, deputada federal do PCdoB-RJ, em sua intervenção, falou do orgulho do lançamento da pré-candidatura de Leonardo Giordano e da busca pela unidade em torno desse projeto. Jandira também ressaltou que:

“Um partido que tem vida coletiva constrói com essa inteligência coletiva a análise da conjuntura (…) O PCdoB é um partido consequente mas não é fechado a novos aprendizados, o marxismo é um aprendizado permanente. Mas temos os pés fincados em pilares fundamentais como a democracia e a liberdade, a questão da soberania nacional, os direitos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras, a questão da mulher e a luta contra o racismo. A luta de classe está aguda, e em última instância estamos lutando para superar o capitalismo. O PCdoB nunca arriou sua bandeira, seu símbolo, seu nome e sua luta pelo socialismo”.

Antes da fala de Giordado, a militância cantou com entusiasmo: “Com Leonardo vai ter mudança, da unidade vai nascer a esperança”.

O pré-candidato comunista ao governo do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano, foi o último a falar e destacou em seu discurso que “O PCdoB completa 96 anos como expressão da luta do povo brasileiro”. Leonardo também afirmou que:

“Esse é um momento em que o povo pede renovação (…) É muito importante que a gente traduza esse sentimento. É extremamente bonito que PCdoB, o partido mais antigo do país, com  uma história lindíssima, apresente a pré-candidata à presidência mais jovem entre todos os partidos e o pré-candidato mais jovens entre todos os candidatos ao governo do Rio (…) Nesse momento tão importante, precisamos ter uma percepção muito profunda do que está acontecendo no Brasil e no Rio, e de qual é nossa tarefa histórica. É fundamental fazer politica olhando para as necessidades do povo do Rio e do Brasil, essa sintonia com o povo é marca dos comunistas, marca de quem tem responsabilidade com o dia de amanhã. Tenho certeza de que a unidade é marca das pessoas que querem construir saídas para o povo”.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s