Coreia do Sul e RPDC confirmam meta de desnuclearização completa e buscam tratado de paz


[남북정상회담] 남북정상 '역사적 첫 만남'

Após sua primeira reunião de cúpula no vilarejo fronteiriço de Panmunjom nesta sexta-feira, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o mais alto líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un, confirmaram uma meta comum de desnuclearização completa da península e concordaram em impulsionar conversas multilaterais para transformar o atual acordo de armistício em um tratado de paz.

Moon e Kim realizaram uma cerimônia de assinatura para sua declaração conjunta, intitulada “Declaração de Panmunjom para Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana”, na Casa da Paz, no lado sul-coreano do vilarejo que divide os dois países, rivais desde o fim da Guerra Coreana 1950-53.

Os líderes confirmaram sua meta comum de alcançar uma Península Coreana sem armas nucleares via desnuclearização completa.

Eles concordaram em impulsionar ativamente as conversas envolvendo Coreia do Sul, RPDC, China e Estados Unidos. A intenção é estabelecer um regime de paz permanente e firme com o intuito de declarar o fim da Guerra Coreana e transformar o acordo de armistício em um tratado de paz ainda este ano, que marca o 65º aniversário da assinatura do documento.

Acabar com o atual armistício excepcional e estabelecer um regime de paz firme na península é uma missão histórica que não pode mais ser adiada, diz a declaração conjunta.

Kim cruzou a linha de demarcação militar até a Coreia do Sul, se tornando o primeiro líder da RPDC a pisar em terra sul-coreana desde que a guerra terminou, com o armistício.

Depois da cerimônia de assinatura, Moon e Kim se abraçaram e sorriram, proclamando uma nova era de paz na península.

A Declaração de Panmunjom é composta de três principais temas: o estabelecimento de um regime de paz, esforços para aliviar tensões militares, e co-prosperidade e unificação das duas Coreias.

Fonte: Agência Xinhua

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Ot disse:

    Muito bom!! Excelente

    Curtir

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s