Presidente da China defende desenvolvimento equilibrado e paz


Dos novos motores do crescimento mundial até o panorama internacional e o sistema de governança mundial, o presidente chinês Xi Jinping compartilhou na quarta-feira (25), em Joanesburgo, seus pensamentos sobre as mudanças que o mundo testemunhará na próxima década.

Foto: Diário do Povo

 

A próxima década será crucial, na qual os novos motores do crescimento mundial tomarão o lugar dos antigos, com mudanças mais rápidas no panorama internacional e alinhamento internacional de forças, e uma profunda transformação do sistema de governança mundial, disse Xi ao discursar no Fórum de Negócios do BRICS em Joanesburgo, África do Sul.

Ele disse que uma nova rodada de revolução e transformação em ciência, tecnologia e indústrias com características de inteligência artificial, big data, informações quânticas e bio-tecnologia está ganhando força, e que eles estão dando a luz a um grande número de novas indústrias e novas formas e modelos comerciais, e mudarão fundamentalmente o desenvolvimento mundial e o trabalho e a vida das pessoas.

“Nós devemos agarrar esta importante oportunidade para permitir que os mercados emergentes e os países em desenvolvimento possam dar um salto no seu desenvolvimento”, disse ele a cerca de 1.200 funcionários governamentais e empresários.

Xi continuou dizendo que os mercados emergentes e os países em desenvolvimento já contribuem com 80% do crescimento econômico mundial. Com base no cálculo da taxa de câmbio, esses países respondem por quase 40% da produção econômica mundial.

“Crescendo nas suas taxas atuais, esses países verão sua produção econômica se aproximar da metade do total mundial em uma década”, disse Xi. “A ascensão coletiva dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento é impossível de ser freada, e isso tornará o desenvolvimento mundial mais equilibrado e a base da paz mundial mais firme”.

Falando sobre o sistema de governança mundial, Xi apontou que o mundo está se movendo em direção a multipolaridade e uma maior globalização econômica em meio a retrocessos.

“Pontos de conflito geopolítico têm surgido e a sombra do terrorismo e dos conflitos armados ainda paira sobre nós. O unilateralismo e o protecionismo estão se levantando, dando um golpe severo ao multilateralismo e ao regime do comércio multilateral”, disse ele.

“A comunidade internacional chegou a uma nova encruzilhada; e nós estamos enfrentando uma escolha entre a cooperação ou o confronto, entre a abertura ou uma política de portas fechadas, e entre os benefícios mútuos ou uma abordagem de buscar os interesse próprios às custas dos vizinhos”, disse Xi.

Deste modo, a evolução do sistema de governança mundial terá um impacto profundo no desenvolvimento de todos os países, particularmente dos mercados emergentes e países em desenvolvimento, e sem dúvida na prosperidade e estabilidade do mundo inteiro.

“Nós, países do BRICS, devemos nos manter na tendência histórica, aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, enfrentar juntos os desafios e desempenhar um papel positivo na construção de um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”, disse Xi.

Fonte: Diário do Povo

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s