Edvaldo Nogueira: Eu, a internet e o cidadão


Tudo que diz respeito à tecnologia me interessa. Quando vem ligado à conectividade, desperta ainda mais minha atenção. Por isso, as possibilidades que a internet, através das redes sociais, oferece, sobretudo, para o contato com as pessoas, se tornaram, para mim, mais do que uma estratégia de comunicação, mas uma política de governo, além de ser um termômetro da visão do aracajuano sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na Prefeitura de Aracaju.

Por Edvaldo Nogueira*

PMA

 

Mesmo nos dias mais corridos, faço questão de dedicar um tempo para acompanhar e responder os comentários nos perfis que mantenho ativos no Facebook, Instagram e Twitter. Tenho uma equipe que me dá suporte, para não demorar na resposta aos seguidores, mas toda relação que se estabelece nas redes sociais tem a minha interferência direta.

Cada obra lançada, serviço novo implantado, solenidade para um anúncio relevante e posições que expresso têm uma reação imediata do cidadão, que está no seu direito ao colocar sua opinião. Além disso, o que me dá grande alegria é acolher as demandas da população também pela rede social.

A Prefeitura tem os seus canais oficiais de atendimento nas ouvidorias, por telefone, presencialmente e na web. Mas é muito bom poder atender o cidadão que vem nas minhas redes sociais cobrar a solução de um problema. Respondo a todos. Seja para dar uma solução imediata, seja para apresentar um prazo ou mesmo para informar que não será possível atender o pleito em curto prazo. Sou na internet o mesmo Edvaldo da vida real: sincero, transparente, que não age com demagogia e que tenta ser sempre o melhor prefeito possível para o aracajuano.

Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relacionados ao ano de 2016, apontam para a existência de internet em 83,7% dos domicílios aracajuanos. É um número elevado, o que só reforça a importância de manter ativo este contato com o cidadão através das redes sociais. E faço isso, claro, sem deixar de lado as minhas muitas andanças por Aracaju, pois faço questão de conversar também com o cidadão olho no olho, de modo que a conversa na internet se torna uma extensão, de grande alcance, para o diálogo que se inicia nas ruas.

No Facebook, são mais de 38 mil pessoas interagindo comigo. No Instagram, são 15 mil seguidores, com um crescimento, em engajamento, nos últimos seis meses, superior a 100%. No Twitter, estou chegando a 10 mil seguidores. Para este público, quase integralmente formado por aracajuanos, eu faço, por exemplo, em primeira mão, o anúncio do pagamento dos salários e informo decisões importantes, como fiz com a realização do Forró Caju. E, agora, com lives quinzenais, que atingem cerca de 20 mil pessoas, respondo muitos questionamentos que chegam, ao vivo, sem interferências, sem mediadores.

Atualmente, o aracajuano envia para mim, nas redes sociais, as problemáticas mais imediatas, como os buracos da nossa malha viária, que ficou os quatro anos da gestão anterior sem qualquer manutenção; serviços localizados de poda de árvores, capinação e colocação de tampas de bueiro, além de algumas demandas relacionadas à Saúde Pública. Nada fica sem resposta!

Na maioria dos casos, a solução é célere. E é neste ponto que reside a minha maior satisfação, pois o cidadão retorna para agradecer, criando um vínculo de confiança e respeito com a gestão da cidade.

Este é o modo de fazer política que desejo ver ganhando cada vez mais capilaridade. Transparente, reconhecendo os problemas, mostrando as dificuldades e apontando as soluções. Inteligente, tendo a tecnologia como uma aliada das pessoas. E Participativa, dando protagonismo ao cidadão.

A ação que nasce pequena na rede social e se materializa no envio da equipe da prefeitura para resolver um problema na comunidade é, na prática, a gestão compartilhada. Algo que ganhará mais abrangência quando implantarmos o Colab, uma plataforma já existente em muitas cidades do país e que também passará a funcionar em Aracaju através de um aplicativo para celular. Nele, o cidadão notifica a prefeitura de um problema; a situação é analisada por técnicos da gestão e é resolvida em curto espaço de tempo. É Aracaju na Palma da Mão, mais um passo da Cidade Inteligente, Humana e Criativa que estamos tornando realidade.

E não para por aí. No nosso plano para a capital ainda estão previstos outros projetos como o Busão Conectado e o Wi-Fi nas praças. O primeiro vai entrar nas discussões da licitação do transporte público, enquanto o segundo se tornará realidade com a ampliação da rede de fibra ótica da cidade, já em expansão.

Há ainda experiências bem sucedidas neste campo que estão sendo incorporadas ao dia a dia do aracajuano, como a Matrícula Online (filas na porta das escolas nunca mais), o Prontuário Eletrônico (toda informação dos pacientes está sendo digitalizada para ser acessada em qualquer unidade de saúde), tablets para agentes de saúde e professores (facilita a realização de atividades e evita a perda de dados), semaforização inteligente (para melhorar a mobilidade urbana) e a inserção de monitoramento digital para a segurança, nos veículos da Guarda Municipal.

Costumo dizer aos meus auxiliares que a tecnologia não pode ser um fetiche para o governo, mas deve ser útil ao cidadão. É com este foco que caminho. No que depender de mim, as facilidades que a internet oferece estarão cada vez mais presentes na vida do aracajuano, com serviços públicos de mais qualidade, com respostas mais imediatas e com o cidadão participando ativamente da gestão.

*Edvaldo Nogueira é prefeito de Aracaju e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s