Líderes das Coreias se reunirão em setembro e podem anunciar a paz


O presidente sul-coreano Moon Jae-in viajará em setembro a Pyongyang para uma reunião com o líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un; países estão tecnicamente em guerra desde 1950

Divulgação/Korea.net

Kim e Moon no encontro histórico entre os dois países, ocorrido em abril desse ano Kim e Moon no encontro histórico entre os dois países, ocorrido em abril desse ano

A decisão foi tomada durante reunião nesta segunda-feira (13), entre delegações de alto nível dos governos da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e da Coreia do Sul. O comunicado conjunto foi assinado pelo responsável do Comitê para a Reunificação Pacífica da Pátria, Ri Son-gwon (RPDC) e pelo ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon (Coreia do Sul).

O acordo representa um reforço às ações pela melhoria e desenvolvimento das relações entre Pyongyang e Seul.

Kim e Moon farão nova reunião de cúpula depois de já terem realizado dois históricos encontros em 27 de abril e 26 de maio passados.

O terceiro encontro entre os mandatários será o primeiro na capital de uma das duas Coreias, países que ainda estão tecnicamente em guerra desde 1950.

Ri Son-gwon e Cho Myoung-gyon analisaram durante a reunião desta segunda-feira a implementação dos pontos da Declaração de Panmunjom, de 27 de abril. Também intercambiaram opiniões para avançar na aplicação do conjunto da Declaração.

A meta dos presidentes da RPDC, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para a reunião de cúpula de setembro, é marcar a data para a assinatura do acordo de paz entre os dois países.

A República Popular Democrática da Coreia considera que o caminho para sua desnuclearização, que não significa desarmamento total, passa obrigatoriamente pela assinatura de um acordo de paz que ponha fim ao armistício de 27 de julho de 1953.

Fonte: Resistência 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s