A história e o legado de João Amazonas


Há 107 anos, nascia, em Belém do Pará, João Amazonas, o principal ideólogo e construtuor do Partido Comunista do Brasil em sua fase pós-reorganização de 1962.

 

Ele faleceu em 27 de maio de 2002. Para lembrar sua memória, nada melhor do que persistir na divulgação de suas ideias, especialmente nesses tempos de obscurantismo golpista, de retrocesso no ciclo progressista que ele ajudou a construir.

Amazonas não chegou a ver a vitória de Lula em 2002, embora tenha sido um dos maiores entusiastas partidários da candidatura do líder operário e sindical à Presidência da República desde 1989 com a Frente Brasil Popular. Mas deixou a marca de suas ideias e da sabedoria política acumulada em mais de seis décadas de militância comunista – ideias impressas na bandeira do PCdoB, na luta por democracia, pela soberania nacional e pelo progresso social.

Em 2012, no centenário do seu nascimento, o historiador Augusto Buonicore publicou a biografia de João Amazonas, intitulada “Meu verbo é lutar”. Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB e atual presidente da Fundação Maurício Grabois, escreveu no prefácio: “Este livro procura percorrer toda essa vida de dedicação ao povo, à classe operária e ao socialismo em nossa terra. O pensamento e o exemplo desse audaz dirigente comunista é um imprescindível guia para a luta desafiadora que o PCdoB tem a percorrer a fim de alcançar seus objetivos maiores.”

Em um “Especial” (link abaixo) do Portal Grabois, reúne parte da sua vasta produção teórica e política, além de algumas homenages à sua história e ao seu legado.   

A história e o legado de João Amazonas

Anúncios

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s