Xi Jinping, o líder chinês de uma nova época


O vice-editor da agência Xinhua, Wang Jun, é o principal autor do livro “Um Estudo do Pensamento de Xi Jinping sobre a Reforma e Abertura”.

 

 

Papéis e documentos fazem pilhas em seu escritório. São o que sua equipe coletou para a pesquisa que resultou no livro. “Xi Jinping é um homem dedicado de todo coração à reforma e abertura”, disse Wang, presidente da Academia de Ciências Sociais de Guangdong.

Quando a China começou a reforma e abertura em 1978, Xi estava estudando engenharia química na Universidade Tsinghua. Seu pai, Xi Zhongxun, era naquela época o chefe do Partido na Província de Guangdong. O pai tinha altas esperanças para a reforma. Ele buscou a permissão de Deng Xiaoping para “tomar o primeiro passo” para criar uma zona econômica especial que abriria novo terreno para a reforma.

A coragem e o sentimento de missão do pai deixaram uma impressão profunda no filho. No início da década 1980, quando Xi Zhongxun foi promovido para Beijing, Xi Jinping foi enviado para trabalhar no distrito de Zhengding, Província de Hebei. Ele iniciou seus experimentos de reforma lá, começando com o teste de contrato de terra rural, sendo o primeiro em Hebei a adotar esta prática já testada nas províncias do sul do país.

A reputação de Xi como um reformador era reforçada à medida que ele avançava em sua carreira política. Em Ningde, Xiamen e Fuzhou, da Província de Fujian, na Província de Zhejiang e Município de Shanghai, ele iniciou estratégias de reforma inovadoras para lidar com diferentes tipos de desafios. “Em um sentido real, Xi vem de uma família de reformadores. Mais importante, Xi é profundamente comprometido à reforma”, disse Robert Kuhn, um importante especialista dos EUA sobre a China e presidente da Fundação Kuhn.

“A reforma de Xi é derivada de sua experiência”, disse Shi Zhihong, ex-vice-diretor do Departamento de Pesquisa de Políticas do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC). “Ele sabia que os caminhos antigos rígidos não levariam a nenhum lugar e que a reforma era um dever.”

“QUINTA MODERNIZAÇÃO”

Em 15 de novembro de 2012, Xi se reuniu com a imprensa logo depois de ser eleito o secretário-geral do Comitê Central do PCC. Ele falou da necessidade de seguir a reforma e abertura para continuar a liberar as forças produtivas sociais, resolver as dificuldades das pessoas em vida e trabalho e ficar comprometido com o caminho de prosperidade comum.

Xi foi a Guangdong em sua primeira viagem de inspeção no país depois de assumir o mais importante posto do Partido. Não foi por coincidência que em 1992 Deng visitou Guangdong em sua bem conhecida “viagem ao sul”. As palavras de Deng durante a viagem foram instrumentais para avançar na reforma e abertura.

Em sua visita em 2012, Xi prestou homenagem à estátua de bronze de Deng. “A reforma e abertura é uma medida de que depende o sucesso ou fracasso e que decide o destino da China”, disse Xi. “Não há nenhuma pausa ou recuo.”

Xi insistiu que a reforma deve ser adequada às próprias necessidades da China por mudança e que a China não reformaria para fazer outros felizes. “Apenas os que usam sabem se os sapatos são adequados ou não”, comentou. A meta geral do aprofundamento da reforma é melhorar e desenvolver o sistema do socialismo com características chinesas e modernizar o sistema e a capacidade da China para a governança.

Esse objetivo principal é descrito pelos observadores como o esforço da “Quinta Modernização” da China. Zheng Yongnian, diretor do Instituto do Leste Asiático na Universidade Nacional de Cingapura, disse que Xi respondeu às questões relacionadas ao que deve se mudar, como deve se mudar na nova rodada da reforma e quem fará a implementação.

LIDERAR POR AÇÃO

Xi foi chefe de um grupo dirigente para aprofundar a reforma abrangente. Quando foi transformado num comitê, ele permaneceu como o chefe. Xi passou por cada versão dos principais documentos da reforma, acrescentando suas perspicácias pessoais e buscando por importantes progressos.

Xi liderou a reforma em múltiplas frentes para alcançar avanços: as disparidades entre as populações urbanas e rurais foram reduzidas, a política de dois filhos foi iniciada e impulsionada para render resultados, o gasto excessivo nas contas do governo foi controlado, e os interesses estabelecidos, quebrados. O progresso da reforma abrange um escopo expansivo de áreas.

Em economia, ele fez o julgamento de nova normalidade, iniciou a reforma estrutural no lado da oferta e traçou uma linha clara entre o governo e o mercado. Em ciência, ele estabeleceu a meta de se transformar a China em um dos centros de ciência e uma alta terra de inovação do mundo. Ele liderou a luta anticorrupção para formar uma maré esmagadora e teve uma vitória arrebatadora.

Ele lançou uma importante reforma institucional para reorganizar os órgãos do Partido e do Estado, incluindo o estabelecimento da Comissão Nacional de Supervisão e da Comissão para a Governança Baseada na Lei do Comitê Central do PCC. O progresso da reforma é informado em outras frentes: as pessoas têm uma confiança cultural mais forte e um sentimento de realização; os sistemas da proteção ambiental melhoraram; e as forças armadas foram reformadas. Nos cinco anos desde o fim de 2012, mais de 1,5 mil medidas da reforma foram emitidas. A reforma acelerou o ritmo depois do 19º Congresso Nacional do PCC no fim de 2017.

CONECTAR O MUNDO

A reforma da China beneficiou o mundo. A China contribuiu para o crescimento mundial com uma média anual de 18,4% nos últimos 40 anos, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas. Em 2017, a China respondeu por 27,8% do crescimento econômico mundial, mais que o total dos EUA e Japão.

Enfrentando protecionismo crescente e uma economia mundial estagnada, Xi propôs fomentar um novo tipo de relações internacionais com características de cooperação de ganhos recíprocos e seguir o princípio de alcançar crescimento compartilhado por discussão e colaboração em engajamento na governança mundial. Uma importante característica da reforma de Xi é a integração da promoção da reforma doméstica com a participação na reforma da governança global, disse Shi.

A proposição de Xi de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade reflete a busca de valores comuns, acrescentou Shi. A degradação ecológica é um importante desafio mundial. Xi participou da Conferência de Mudança Climática da ONU em Paris em novembro de 2015. A China foi um dos primeiros países a assinar o Acordo de Paris sobre a mudança climática. Xi entregou pessoalmente os instrumentos da China de juntar-se ao Acordo de Paris para o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em setembro de 2016.

Xi trouxe a abertura da China para um novo patamar. Ele projetou e impulsionou a abertura da primeira exposição de nível nacional com tema de importação do mundo. “A abertura traz progresso enquanto o isolamento leva ao atraso”, disse Xi.

A CAMINHO

“Xi transformou a China a um ritmo surpreendente”, comentou Geoff Raby, em sua coluna na Australian Financial Review. “Com mais de US$ 8 mil per capita, a China está atualmente na parte superior da faixa de economia de renda média do Banco Mundial, e cerca de 40% disso foi acrescentado durante o mandato de Xi.” A reforma de Xi colocou uma base firme para o rejuvenescimento da nação chinesa. Será a primeira vez na história humana que um país de mais de 1 bilhão de pessoas marcha na modernização como um todo.

A reforma da China inspirou o mundo: os países em desenvolvimento podem embarcar num novo caminho à modernização que é diferente do Ocidente. Quebrou as mentalidades de “fim da história” e “centrada no Ocidente”. A reforma está ainda em andamento. Xi tem muitos desafios adiante. Com grande coragem, ele está pronto para liderar o Partido e o país para avançar com a reforma. “Muitos progressos foram obtidos nos últimos anos”, disse Xi. “Mas muito ainda pode ser alcançado à medida que embarcamos na nova jornada.”

Fonte: Xinhua

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s