Túmulo do filósofo Karl Marx é alvo de vandalismo em Londres


O túmulo do filósofo político alemão e revolucionário socialista Karl Marx foi alvo de vandalismo nest sábado (16), no cemitério de Highgate, em Londres. Essa é a segunda vez em menos de um mês que o memorial é atacado. As palavras “doutrina do ódio” e “arquiteto do genocídio” foram escritas no monumento com tinta vermelha.

“Insensato. Estúpido. Ignorante. O que quer que você pense sobre o legado de Marx, esta não é a maneira de fazer oposição”, escreveu em uma rede social o Highgate Cemetery sobre o ataque ao monumento de Karl Marx .

Maxwell Blowfield, de 31 anos, assessor de imprensa do Museu Britânico havia visitado o cemitério nesta manhã com sua mãe e afirmou ter ficado “chocado” com o ataque. “É um dos destaques do cemitério. A tinta vermelha vai desaparecer, suponho, mas ver esse tipo de dano e ver isso acontecer duas vezes, não é bom”, disse ao jornal britânico The Guardian .

“Eu não gostaria de dizer quem ou por que alguém fez isso, mas foi claramente alguém muito crítico de Marx e daquela parte da história. Eu estou surpreso que alguém em 2019 sente que precisa fazer algo assim”, avaliou Blowfield.

De acordo com a polícia nenhum dos casos de vandalismo resultaram em prisões. No último dia 5, vândalos também atacaram o memorial com um martelo. De acordo com Ian Dungavell, representante da Fundação desta necrópole da capital britânica, o memorial será consertado “na medida do possível”. Segundo ele, os ataques são regulares, mas não frequentes. O pior incidente ocorreu em 1970, quando um grupo tentou destruir o túmulo usando uma bomba.

Karl Marx , que viveu de 1818 a 1883, escreveu sobre ideias revolucionárias relacionadas a lutas de classes, as falhas do capitalismo e do trabalho humano. Ele publicou obras conhecidas como “O Manifesto Comunista”, “O Décimo Oitavo Brumário de Louis Bonaparte” e “Capital”.

* Com informações da Ansa
Fonte: Último Segundo – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2019-02-16/karl-marx-tumulo-ataque.html

Um comentário

O que você achou desta matéria?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.