Câmara dos Deputados debaterá política de cotas nas universidades


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que solicita realização de audiência para discutir os importantes resultados trazidos à educação brasileira pela política nacional de cotas.

Zeca Ribeiro

 

A deputada Alice destaca a importância de tratar o tema no colegiado, uma vez que há na Câmara projetos que pretendem acabar com as cotas no Brasil. O requerimento de Alice foi apoiado por grande parte dos deputados presentes na reunião.

“As cotas trouxeram um grande avanço civilizatório e humano no nosso país. Colocaram as universidades mais próximas da comunidade”, defendeu.

Segundo ela, o objetivo é trazer para o debate especialistas no assunto para que a comissão tenha uma visão global acerca do mecanismo que incluiu pobres, negros e indígenas nas universidades brasileiras.

“Os alunos oriundos das cotas nas avaliações institucionais não ficam abaixo dos demais estudantes. Não podemos permitir que acabem com este processo de expansão e de inclusão nas instituições de ensino superior no Brasil”, justificou.

Para a audiência serão convidados: o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES), Reinaldo Centoducatte; a presidenta da UNE, Marianna Dias; o reitor da UFBA, João Carlos Salles; e o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação – SESU/MEC, Mauro Rabelo. A Comissão ainda não definiu uma data para o debate, mas a expectativa é que seja realizado no mês que vem.

Fonte: Assessoria de Imprensa da deputada Alice Portugal

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s