Nádia Campeão: Cidades democráticas


Nádia Campeão lança em São Paulo, em 6 de setembro, Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018). Publicado pela Editora Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois. Nádia examina o ciclo de governos e políticas públicas que transformaram a gestão pública municipal desde os anos 1980, que alavancaram forças de esquerda e progressistas para alcançar a presidência da República por quatro mandatos consecutivos.

Ela utiliza a experiência de sua própria trajetória, iniciada no governo Marta Suplicy na capital de São Paulo como Secretária de Esportes – que abriu as grandes inovações depois implantadas no Ministério de Esportes -, ela foi também vice-prefeita paulistana na gestão Fernando Haddad (2013-2016), ocupando no último ano de gestão a Secretaria Municipal de Educação. Além disso, expressa o acúmulo de sua formação na Pós Graduação em Gestao Pública pela FESP.

Levando em conta especialmente a sistematização das principais experiências de governos municipais do PCdoB, a obra apresenta também as exigências de nova geração de políticas de governo para as forças progressistas responderem aos desafios do tempo presente – seja pelo sucesso das políticas aplicadas que precisam dar um salto, seja pelas deficiências daquelas experiências.

A escolha do ano de 1985 como ponto de partida da sistematização não foi aleatória. Além do fim da ditadura militar e da redemocratização, foi naquele ano que 201 municípios (as capitais, as chamadas “áreas de segurança nacional” e as estâncias hidrominerais) voltaram a ter eleições diretas à prefeitura.

Com isso, partidos e políticos do campo democrático-progressista tiveram a possibilidade de disputar e vencer eleições, transformar a administração municipal, implantar ações e programas inovadores, qualificar a gestão de serviços, equipamentos e espaços públicos, lançar instrumentos de participação popular e democratizar as cidades. Ainda que em diferentes momentos e sob circunstâncias diversas, partidos de esquerda (PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL) tiveram numerosas experiências à frente do Poder Executivo Municipal.

De 1985 aos dias atuais, o País passou por muitas transformações no tocante à consolidação da democracia, aos processos de urbanização das cidades e às experiências com governos federais de diferentes orientações. Todo esse processo, marcante e intenso, modificou a gestão pública no País, tanto na sua dinâmica interior quanto na percepção e nas exigências emanadas da população.

O livro de Nádia recupera concisamente a trajetória e avalia as marcas dessas gestões mais avançadas, comprometidas com os anseios populares e voltadas ao fortalecimento da democracia. “A dimensão política da gestão municipal sob a hegemonia de partidos de esquerda – objeto da ótima análise feita por Nádia Campeão – é tema instigante e oportuno”, escreve, no prefácio, Luciano Siqueira (PCdoB-PE), vice-prefeito do Recife.

Segundo Luciano, “há relação estreita entre a conjuntura política nacional e as possibilidades e os limites da gestão nas prefeituras. Governos municipais progressistas contaram com a solidariedade e o impulso da União no ciclo Lula-Dilma ou a governos estaduais progressistas. Passaram a sofrer severas restrições no governo golpista de Temer e se veem diante de crescentes dificuldades no governo Bolsonaro”.

O livro será lançado em São Paulo, mas já se prepara também o lançamento em outras cidades, porque tem tudo a ver com o grande debate e elaboração que se exige para as eleições municipais de 2020. As forças progressistas precisam atuar nelas com vistas a reconquistar a confiança da maioria do povo brasileiro e, para isso, se superar nas propostas de governo, ligadas à grande tragédia social vivida hoje com a falta de crescimento econômico, emprego e renda, bem como com os retrocessos democráticos e de direito que avassala o Brasil do governo Bolsonaro.

SERVIÇO

Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018)

– Autora: Nádia Campeão

– Editora: Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois

– Ano: 2019

– Páginas: 120

– Valor: R$ 20

 

Lançamento de Cidades Democráticas

– Data: 6 de setembro, sexta-feira, às 18h30

– Local: Livraria da Editora Anita Garibaldi (Rua Rego Freitas, 192, República, São Paulo)

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s