Governadores do Nordeste querem reforma tributária progressiva


Reunidos em Natal, estado do Rio Grande do Norte, governadores do Nordeste debatem nesta segunda-feira (16) propostas para a reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional.

 

Governador Flávio Dino, do Maranhão (Foto: Elisa Elsie/Governo do RN)  Governador Flávio Dino, do Maranhão (Foto: Elisa Elsie/Governo do RN)

A reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste acontece pela primeira vez na capital potiguar e é a primeira após o lançamento do 1º edital de compras coletivas do grupo, para aquisição de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, lembrou que o Consórcio tem, além da cooperação federativa, a dimensão política, de debate, reflexão e apresentação de propostas acerca do Brasil, mas em Natal, a ênfase é para a reforma Tributária.

“Nós temos expectativas de que dois grandes objetivos sejam alcançados com esta reforma. De um lado, uma simplificação tributária que dê mais racionalidade ao sistema e, com isso, viabilize um sistema tributário mais adequado que ajude na retomada do crescimento; e, do outro, um sistema que promova o combate à desigualdade, com senso de igualdade em que quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos”, destacou.

Além deste assunto central, os governadores nordestinos também discutem a captação de investimentos para a região, compras coletivas do Consórcio do Nordeste, concessões e a situação da Petrobras.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ao abrir a reunião, “o debate da reforma Tributária está em curso e nosso papel enquanto fórum é tentar formular proposta conjunta”. “O fato é que todos nós temos clareza da necessidade de uma reforma tributária pra valer e um dos pontos é a necessidade de mudar a lógica de distribuição tão injusta para estados e município no chamado bolo tributário”, destacou.

Com informações do site Portal no ar

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s