Por que não há mortes por coronavírus no Vietnã?


Por Tina Ngo, via Liberation News, tradução de Eduardo Pessine

Conforme a incompetência do governo estadunidense é escancarada pela crise do Covid-19, muitos estão devidamente buscando em outros países ao redor do mundo por alternativas à desastrosa abordagem de “lucro em primeiro lugar” do governo Trump. A República Socialista do Vietnã tem se destacado como um exemplo de como responder efetivamente à pandemia. O Vietnã, que faz fronteira com a China e está a quase 2000 km de onde o vírus foi inicialmente registrado em Wuhan, superou graves adversidades na luta global contra o Covid-19. Até o dia 6 de abril, o governo vietnamita registrou 245 casos confirmados, com 95 altas e nenhuma morte.

A resposta do país ao surto tem recebido reconhecimento internacional, incluindo da Organização Mundial da Saúde e do Fórum Econômico Mundial, por seu modelo extensivo e de baixo custo para prevenção da doença. O representante da OMS no Vietnã, Dr. Ki Dong Park, atesta que o governo “sempre foi proativo e preparado para as ações necessárias”.

O Partido Comunista do Vietnã tem fortalecido as medidas anti-pandemia implementando regras nacionais de distanciamento social, como o banimento de agrupamentos públicos de mais de duas pessoas, a distância mínima de dois metros, e o fechamento temporário de serviços não-essenciais, como restaurantes, espaços de lazer e pontos turísticos.

Supermercados e outros serviços essenciais continuam abertos, mas são instruídos a assegurar a saúde dos clientes checando suas temperaturas na entrada e fornecendo material para higienização das mãos. Além disso, o governo tem conscientizado contra o “pânico de compras” e tomado medidas contra especulação de preços. Para garantir a segurança dos trabalhadores afetados, o Vietnã aprovou um pacote de US$ 111,55 milhões para cobrir todos os custos daqueles em quarentena ou em recuperação da doença.

Ao contrário dos capitalistas e do governo estadunidenses, o governo do Vietnã tomou medidas antecipadas para combater a epidemia. Agentes públicos começaram a preparar estratégias de combate ao vírus imediatamente após os primeiros casos foram detectados na China.

No dia 1º de fevereiro, o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc assinou o parecer nº173.QD-TTG, categorizando o vírus como uma doença contagiosa de classe A “que pode se transmitir rapida e amplamente com altas taxas de mortalidade”. A declaração de estado de emergência ocorreu após o sexto caso de coronavírus registrado no país. O governo Trump, por outro lado, declarou estado de emergência apenas no dia 13 de março, quando já haviam nos Estados Unidos cerca de 1.920 casos confirmados em 46 estados diferentes.

E enquanto o governo Trump ainda há de restituir a Equipe de Combate à Pandemias dos EUA após a demissão de seus principais funcionários em 2018, o governo vietnamita organizou um Comitê Dirigente para a Prevenção e Controle do Covid-19 para acelerar o combate à pandemia. As diretrizes oficiais para o tratamento da doença têm circulado por todo o país. Os ministros de Informação e Comunicações e da Saúde do Vietnã chegaram até a desenvolver um aplicativo para que os usuários registrem seu estado de saúde e para a disseminação de informações. O primeiro-ministro também se reuniu com a União da Juventude Comunista Ho Chi Minh, encorajando milhões de jovens à fazerem sua parte e apoiarem seu país.

Salvando a nação

O Vietnã tem grande densidade populacional e seu povo corre sério risco de exposição à agentes patogênicos letais. Isso requer um sistema público de saúde competente que possa reagir rapidamente ao surgimento de ameaças, além disseminar informações com agilidade. Notícias sobre doenças são publicadas regularmente – definidas como urgentes, diárias, semanais, mensais ou anuais. Já que o sistema de saúde vietnamita foca na proteção e saúde de seu povo – e não no lucro das seguradoras – o país tem tido um sucesso impressionante no controle e prevenção de doenças. Por exemplo, em 2003 a OMS indicou o Vietnã como o primeiro país a conter com êxito o SARS.

Desde sua guerra de resistência contra o colonialismo, do SARS ao Covid-19, o Vietnã possui um histórico de combate à doenças letais. Esse espírito de cooperação dentre seu povo advém de um sistema social que enfatiza o esforço coletivo e a unidade de ação. Em relação ao combate ao Covid-19, o primeiro-ministro salientou que “todo negócio, todo cidadão, todas comunidades devem ser uma fortaleza para a prevenção da epidemia”. Essa retórica tem alimentado o sentimento de cooperação dentre os vietnamitas, que não desconhecem a importância da unidade durante tempos difíceis.

Ao contrário da narrativa disseminada pela mídia ocidental, o atual sucesso do Vietnã não é um mero milagre. É o resultado de uma economia fortemente plenejada, com um governo socialista que coloca o povo acima dos lucros. A pandemia do Covid-19 rompeu os elos frágeis do capitalismo e expôs sua indiferença ao sofrimento humano. No mundo onde o capitalismo é uma peste mortal, o Vietnã prova que existe um caminho diferente.

Nestes tempos inéditos, devemos aderir à cooperação e à solidariedade internacional mais do que nunca, e lutarmos ao lado do povo vietnamita e de todo o mundo. Devemos aprender com o sucesso do povo vietnamita e lutar contra todas as formas de racismo. Devemos continuar lutando por um sistema de saúde que coloque as necessidades populares acima dos interesses privados. Devemos lutar por um Programa Popular para combatermos o vírus e capitalismo!

2 comentários

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.