Vietnã: Mensagem ao povo brasileiro


Hanói, em 27 de abril de 2020

Caros amigos brasileiros,

Em nome da Associação de Amizade e Cooperação Vietnã – Brasil (Associação), apresento-vos os cumprimentos respeitosos e amigáveis! Como sabem, os governos e os povos no mundo estão tentando o seu melhor para combater à pandemia terrível de COVID-19. Todos os conscientes ficam sufocados quando ouvem as notícias sobre a pandemia, em que o coronavírus se tem espalhado a 210 países e infectado cerca de 2,7 milhões de pessoas, tirando várias vidas, causando grandes danos socioeconômicos e desemprego de bilhões de pessoas, que as leva a decepção e ansiedade; perda de receita e falência de empresas; déficit orçamentário e o mais assustador é que mais de um bilhão dos pobres ficam sem abrigo e sem previdência social.

Estou ciente de que vários locais no Brasil estão afetados pela pandemia de COVID-19, com quase 63 mil casos contaminados e mais de quatro mil mortos. Em nome da Associação de Amizade e Cooperação Vietnã – Brasil, manifesto a simpatia e a solidariedade ao povo brasileiro neste momento difícil. Com o espírito de combate conjunto à pandemia de COVID-19, a Associação e a União das Organizações de Amizade do Vietnã (União de Amizade) se colocam à disposição para fazer a ponte entre as suas organizações e as entidades, as organizações vietnamitas a fim de trocar informações e compartilhar experiências de prevenção e controle da pandemia.

O governo e o povo vietnamitas têm implementado várias medidas efetivas para combate à pandemia. Até este momento, o Vietnã tem 270 casos infectados no total, entre os quais, 225 casos foram recuperados e felizmente, ainda não se registrou nenhum morto. O governo vietnamita adotou oportunamente iniciativas de limitar a propagação do coronavírus e resolutamente aplicou, passo a passo, as medidas necessárias para garantir a segurança social. O governo lançou as políticas de apoio de despesas médicas para os contaminados com o COVID-19 e de custo de vida para os casos em quarentena, aprovando o pacote de suporte com o valor de 62 mil bilhões de dongues para apoiar às 20 milhões pessoas que sofrem dificuldades por causa do COVID-19, com determinação humanitária “ninguém é deixado pra trás”.

O governo estabeleceu várias medidas urgentes para resolver dificuldades em produção e negócios, em que o pacote de crédito de 250 mil bilhões de dongues e o pacote de apoio fiscal de 30 mil bilhões de dongues são os mais importantes. A prevenção e o controle da pandemia do Vietnã no contexto dos recursos limitados foram reconhecidos e apreciados pela opinião pública internacional.

Em resposta ao apelo do Chefe de Estado do Vietnã, a Associação e a União de Amizade cumprem estritamente as medidas de distanciamento social para limitar ao máximo a propagação do coronavírus. O nosso gabinete permanente fez trabalho domiciliar durante três semanas entre 01 e 22 de abril de 2020 conforme a Diretiva 16 do Primeiro-Ministro. No contexto dos resultados positivos do combate à pandemia de COVID-19 no Vietnã em geral e em Hanói em particular, a União de Amizade e a Associação voltaram a trabalhar no gabinete, continuando a realizar, com prudência, as atividades da diplomacia popular que foram adiadas, cumprindo as recomendações do Ministério da Saúde, garantindo a melhor segurança aos participantes dos eventos, estando à disposição para lidar com situações decorrentes relativas à pandemia de COVID-19. Esperamos as oportunidades de cooperação contínua entre a Associação, a União de Amizade e os amigos brasileiros nos próximos tempos.

Desejamos que a pandemia seja controlada em breve e acreditamos que, com determinação e esforços do governo e povo brasileiros, o Brasil vencerá a pandemia e voltará à vida normal em breve.

Transmito aos amigos brasileiros e suas famílias os votos de segurança e saúde.

Atenciosamente,

Nguyen Van Lang

Presidente da Associação

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.