Renato Rabelo: As Brigadas Médicas “Henry Reeve” merecem o reconhecimento do Prêmio Nobel da Paz


Compartilho aqui no blog uma mensagem que mandei ao povo cubano.

“A participação da República de Cuba na institucionalização do Contingente Médico Internacional “Henry Reeve” – especializado em situações de desastre e graves epidemias — é um dos aspectos de uma ampla política de solidariedade com os povos do mundo inteiro.

Estas Brigadas, como são conhecidas, são fruto de um projeto humanista dos mais importantes do Estado cubano, que envolve a formação de jovens médicos locais, entre outros profissionais vindos de inúmeros países – entre estes o Brasil – como também a produção de vacinas indispensáveis para o tratamento de epidemias – inclusive no Brasil – e o tratamento de várias doenças.

Uma iniciariva extraordinária desta política é o tratamento médico de centenas de crianças ucranianas afetadas pelas consequências da tragédia atômica ocorrida na Ucrânia, em 26 de abril de 1986, com a explosão em um reator da Usina nuclear de Chernobyl.

Para a constituição dessas Brigadas, foi preciso uma profunda pesquisa e um estudo teórico, na aplicação de métodos históricos de analise a partir de fontes documentais.

A possibilidade de sua concretização – segundo a política de saúde cubana — está condicionada histórica e socialmente de uma forma concreta. A ciência, a ética médica e a sociedade constituem uma unidade histórica que se assenta em um tipo qualitativo de política, pela qual a formação atual e futura dos médicos e profissionais da saúde deve basear-se nas necessidades das regiões rurais, das periferias pobres das cidades dos países do chamado “terceiro mundo”, considerando os valores humanos necessários destes agentes de saúde pública.

Em função desse estudo e da formação dos médicos em Cuba, os médicos das Brigadas “Henry Reeve” são portadores de conhecimentos científicos avançados e de princípios éticos, demonstrados através de inúmeros exemplos – a começar da própria atenção de saúde ao povo cubano – e em cumprimento de missões internacionalistas e colaboração médica em mais de 100 países em todo o mundo.

A Brigada “Henry Reeve” – ou como é formalmente denominada Contingente de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemias — surgiu no ano de 2005, quando dezenas de médicos cubanos foram enviadas a Angola, em missão humanitária. Com este mesmo propósito, a Brigada esteve presente em muitos lugares do mundo sempre que a comunidade internacional solicitou ajuda humanitária, como foi o caso do Haiti, do Chile, do Paquistão e da Guatemala, entre outros. A Brigada leva o nome de Henry Reeve, em homenagem ao patriota nova-iorquino Henry Reeve, que lutou pela independência cubana do domínio espanhol.

Em 26 de maio de 2017, a Brigada Médica Internacional “Henry Reeve” recebeu o Prêmio Dr, Lee Jong-wook de Saúde Pública, em cerimônia da 70ª. Assembleia Mundial da Saúde. O Prêmio foi justamente concedido à Brigada em reconhecimento por seu trabalho de medicina assistencial e de emergência para mais de 3,5 milhões de pessoas em 21 países afetados por desastres naturais e epidemias, desde a sua fundação.

Em função destes fatos – desde sua concepção até as ações de ajuda humanitária em vários países do mundo – nos associamos a todos os que hoje postulam o reconhecimento da Brigada “Henry Reeve” como uma instituição que defende a paz e a cooperação dos povos na preservação da vida e da saúde das populações mais sofridas do mundo. Portanto, merecedora do reconhecimento por parte do Prêmio Nobel da Paz.

RENATO RABELO
presidente da Fundaçao Mauricio Grabois”

O que você achou desta matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.